Sem categoria
Dia Internacional da Merlot: saiba mais sobre a uva "camaleão"
Nesta quinta (07), celebramos o Dia Internacional da Merlot, uma das uvas mais versáteis e apreciadas no mundo do vinho. Originária de Bordeaux, na França, a Merlot ganhou este nome por conta da semelhança da cor de seus cachos com a plumagem do pássaro "merle" (melro-preto), frequentador dos vinhedos da região.
"A Merlot é uma uva camaleão, capaz de produzir vinhos que vão do fresco e delicado ao encorpado e sofisticado", explica Thamirys Schneider, sommelière da Wine. "Seu perfil se destaca pela textura macia e notas de ameixa, que variam de frescas a maduras de acordo com o clima".
Para celebrar a data, Thamirys explorou um pouco a Melort e as nuances em cada região. Confira:
França
Em Bordeaux, a é a uva tinta mais plantada, dando origem a vinhos que vão do simples ao sofisticado. O Château du Closet A.O.P. Bordeaux Rouge 2019 é um blend jovem e fácil de beber, com Merlot e Cabernet Sauvignon em perfeita harmonia. Em Pomerol e Saint-Émilion, a uva atinge seu ápice, como demonstra o Château La Fleur-Pétrus 2014, um vinho raro e elegante, proveniente de um terroir único de cascalho e argila.
Estados Unidos
Na Califórnia, o clima ensolarado confere à uva corpo e intensidade. O William Hill Central Coast Merlot 2018 é um exemplo dessa expressão, com aromas frutados e textura aveludada.
Itália
Na Toscana, a Merlot participa da composição dos renomados Supertoscanos, vinhos que quebram as regras e surpreendem os paladares. O Val delle Rose Aurelio D.O.C. Maremma Toscana 2019 é um supertoscano emblemático, com Merlot e Cabernet Franc em um blend rico e complexo.
Chile
No Vale Central, a Merlot se beneficia do clima ameno e da diversidade de solos. O Casa de Alqueria D.O. Valle Central Merlot 2023 representa essa tipicidade, com um estilo fresco, leve e elegante.