Restaurantes
McDonald’s inaugura novo restaurante com atendimento totalmente automatizado
Com mais automação, tecnologia e menos interação com os atendentes, o McDonald’s lançou no Brasil um novo conceito de loja que já vem implementando em outros países. A inauguração foi realizada nesta quinta-feira (27), em São Paulo. O local escolhido para a implantação da flagship da rede de fast-food foi a unidade da Rua Henrique Schaumann, no bairro Pinheiros, que existe desde 1985 e funciona 24 horas por dia.
Agora, o espaço está totalmente reformulado e dispõe de funcionalidades tecnológicas e interativas que pretendem modificar a experiência do consumidor. A loja do futuro, como é chamada pela marca, já existe em outros países, como Estados Unidos, França, Argentina, Hong Kong e Índia.
Segundo a equipe da rede de fast-food, o plano da marca é expandir esse conceito para outras cidades brasileiras, incluindo Curitiba. “Curitiba é um mercado muito importante para nós e a gente acredita que até o final do ano vamos ter alguns restaurantes na cidade operando com esse conceito”, afirma o vice-presidente de marketing do McDonald’s Divisão Brasil, Roberto Gynipek. A previsão é de que, em três anos, todos os restaurantes do Brasil tenham esse conceito.
O que muda
O Bom Gourmet visitou a loja-conceito do McDonald’s nesta quarta-feira (26) e conheceu de perto os novos recursos, que prometem agilizar os pedidos. As mudanças começam no atendimento. Agora, é possível fazer o pedido e o pagamento em totens eletrônicos, que ficam na entrada do restaurante. Nos equipamentos, dá para customizar os lanches, adicionando ou excluindo ingredientes.
Em seguida, o cliente recebe uma senha e só retira o pedido no balcão da loja. Nos primeiros meses de funcionamento, a loja terá anfitriãs que auxiliarão os consumidores no uso dos totens. “Colocando tablets e totens, nós damos um empoderamento para o consumidor personalizar a refeição dele”, diz o vice-presidente, que garante que o número de funcionários será mantido, apesar das inovações tecnológicas.
Mas, quem preferir, ainda pode realizar o pedido da maneira tradicional no balcão, com um atendente e um menu board digital à disposição.
Outra inovação do restaurante são bases carregadoras de celulares e tablets com acesso à internet nas mesas. Estes têm diversos aplicativos instalados, como jogos para crianças e redes sociais. Além disso, os clientes que visitarem a loja-conceito podem se entreter na magic table, uma mesa interativa sobre a qual são projetados jogos, acionados por sensores de movimento.
No andar de cima, há mais um amplo salão de mesas, e um espaço kids com playground e interactive wall, uma parede que projeta imagens das pessoas em movimento e permite o uso de filtros por meio de realidade aumentada.
O drive-thru do restaurante, o maior da América Latina, também foi ampliado e agora conta com duas pistas operando simultaneamente, o que agiliza o atendimento. Além de drive-thru e espaço kids, a loja-conceito da Rua Henrique Schaumann tem McCafé e quiosque de sobremesas. Os itens e preços do menu permanecem inalterados.
Funcionários
Os uniformes dos funcionários também têm cara nova e são apresentados em cinco cores diferentes. Eles foram criados pela estilista Patricia Saada e escolhidos pelos funcionários por meio de uma votação interna.
Mas não é só a aparência que mudou. A equipe da loja está sendo treinada para atender os clientes de maneira mais natural, sem frases decoradas. O quadro de funcionários da loja inclui 130 colaboradores e, apesar das inovações tecnológicas, não diminuiu após a reformulação.
Confira o vídeo que o Bom Gourmet gravou ao vivo na inauguração da loja
* A jornalista viajou a convite do McDonald’s
LEIA MAIS