Bom Gourmet
Paranaguá recebe 5º Campeonato de Abridores de Ostras; inscrições vão até o dia 13
Modalidade acontece também em outros países, como Espanha e Irlanda. Salón Gourmets
Acontece no dia 21 em Paranaguá o 5º Campeonato de Abridores de Ostras, na nova sede do restaurante A Ostra Bêbada, dentro do Porto Marina Oceania. As inscrições já podem ser feitas pelo site oficial da competição até o dia 13 de dezembro.
A premiação pode chegar até R$ 1 mil para os profissionais, barris de chopp, garrafas de vinho, ostras
frescas e troféus exclusivos de participação. Dividido em duas categorias nesta edição - amador e profissional - o campeonato deve rereunir competidores de outros estados.
frescas e troféus exclusivos de participação. Dividido em duas categorias nesta edição - amador e profissional - o campeonato deve rereunir competidores de outros estados.
"Queremos promover não apenas uma competição, mas uma verdadeira celebração da cultura caiçara", explica Rafael Fusco, um dos organizadores do campeonato e sócio-proprietário do A Ostra Bêbada em Curitiba. "A dinâmica da competição que traz as habilidades e o conhecimento da cultura e gastronomia das ostras, além de ser muito divertida e para toda a família participar. O campeonato reúne amantes da gastronomia, promove a sustentabilidade e valoriza os recursos marinhos da nossa região do Litoral Paranaense", destaca.
A modalidade acontece também em outras partes do mundo. Este ano, o Salón de Gourmets sediou a 16ª edição do campeonato de abridores de ostras na Espanha. Na Irlanda, a competição acontece em Galway, na costa oeste.
Atrações locais e sustentabilidade
A programação inclui ainda apresentações de música caiçara, exposições de artesanato local e degustações gastronômicas que destaquem a tradição culinária da cidade litorânea. A ideia é fazer da competição uma maneira de incentivar o turismo na região a partir de experiências para moradores e visitantes.
O evento vai promover ainda ações educativas sobre o consumo consciente de frutos do mar e a conservação dos recursos marinhos, reforçando o conhecimento de técnicas corretas de armazenamento e preparo das ostras com parceiros locais.