Bom Gourmet
Chef Manu Buffara apresenta Curitiba e gastronomia local para jornalistas internacionais
Basta conhecer um pouquinho mais de gastronomia para logo perceber o poder transformador que um restaurante pode ter na comunidade onde ele está inserido. O impacto envolve desde a rede de fornecedores até a equipe de trabalho, passando por clientes e a cultura gastronômica local. Quando estamos falando de um restaurante premiado internacionalmente e um chef que é destaque no mundo, há chances desse impacto ser ainda maior. E foi essa chance de se mostrar para o mundo que a gastronomia de Curitiba ganhou na semana passada.
Única cidade brasileira fora do eixo Rio-São Paulo com um restarante entre os 50 da lista Latam 50 Best 2023, Curitiba recebeu na semana passada a visita de sete jornalistas internacionais. Eles estiveram na cidade a convite da chef Manu Buffara - do restaurante Manu, que ficou na posição 35 da lista e ganhou o Prêmio de Sustentabilidade. Por aqui, visitaram o Manu, claro, mas também conheceram projetos de sustentabilidade, produtores locais e outros restaurantes da cidade.
"De todas as cidades que conheci, Curitiba segue sendo uma das que mais me encanta. Isso por todos os projetos legais que são feitos aqui. Temos ações incríveis na parte de sustentabilidade, projetos sociais, de cultura... E a gastronomia, que evoluiu muito nos últimos anos. Isso sem falar das pessoas. Curitiba é muito diversa do ponto de vista humano devido à imigração que é forte aqui. Eu me sinto orgulhosa de poder mostrar o que nós temos na cidade", comentou a chef.
O roteiro de quatro dias montado por Manu e sua equipe para receber os jornalistas de fora do país abordou diversos aspectos da gastronomia de Curitiba e incluiu uma visita à premiada cervejaria Bode Brown, à salumeria Romani e ao projeto Abelha Brasil. Os visitantes também conheceram o Mesa Solidária e a Fazenda Urbana, onde foi realizado um piquenique com queijos regionais, selecionados pela queijista Flávia Rogski, e pratos feitos por Vânia Krekniski.
O grupo ainda visitou os restaurantes K.sa, da chef Cláudia Krauspenhar, e ASU, de Danilo Takigawa - dois chefs cinco estrelas eleitos pelo Prêmio Bom Gourmet 2023. No Limoeiro, os jornalistas se esbaldaram com uma mesa farta, com massas frescas e elementos da cultura ucraniana, duas marcas da cozinha da chef Vânia. Também provaram pratos de Gabriela Carvalho, Eva dos Santos e do parrilheiro Carlos Fogo - outros três nomes de destaque da gastronomia de Curitiba.
Todos ficaram hospedados no hotel Suryaa, onde Manu abriu recentemente um bar de coqueteis em parceria com o mixologista Márcio Silva, um dos 100 mais influentes da indústria de bebidas segundo a Bar World 100. Chegaram a Curitiba depois dos dias no Rio de Janeiro, para onde foram para a cobertura do Latam 50 Best.
Nas redes sociais, os jornalistas compartilharam suas impressões sobre a cidade e a gastronomia servida em Curitiba. Kalja Sajovic (@kajasojovic), da Eslovênia, destacou os sabores de ingredientes próprios do Paraná e como as ações de sustentabilidade chegam ao prato. Também falou da atuação da chef Manu Buffara. "Mais do que um chef, é um líder de comunidade no sentido adequado da palavra."