Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Bruno Guarnido comemora um ano de Ob.ST e convida Igor Marquesini para cozinhar
Bruno Guarnido e Igor Marquesini vão cozinhar juntos no Ob.ST, semana que vem. | Fotos: Anacreon de Téos
O sotaque carioca ele não perdeu, mas sua conversa já inclui alguns termos curitibanos. Afinal de contas, Bruno Guarnido já está por aqui há pouco mais de um ano, desde que veio para a remodelação do menu do restaurante Ob.ST, depois de uma vida toda brilhando na gastronomia do Rio de Janeiro.
Lembro-me de quando conversamos pela primeira vez e eu perguntei como estavam as novas rotinas, adaptação e coisa assim. A resposta veio de pronto: descobri que adoro Carne de onça. E hoje em dia, passado esse tempo todo, o chef já adquiriu algumas manias e preferências da turminha daqui. “Só não tive tempo de provar o barreado ainda” – justifica, com jeito de que logo provará.
Pois agora, em meio a mudanças no conceito de seu cardápio, Bruno Guarnido decide comemorar seu primeiro ano por aqui. Será na semana que vem, quarta-feira (13). E em alto estilo, num jantar a quatro mãos com o chef Igor Marquesini (Restaurante Igor) e um dos Chefs 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet.
Para completar, convidou Luca Fumagalli, da Cata Terroirs, para harmonizar tudo. São vinhos excelentes, produzidos aqui no Sul do Brasil e também no Chile e que fazem frente a muito rótulo internacional.
Com isso tudo, é de se esperar uma noite mais do que especial, para a qual as reservas já estão abertas.
No menu, quatro snacks concebidos pelos chefs. Depois do welcome drink, começam a chegar. Primeiro, Ostra e jabuticaba fermentada e Polvilho, bottarga e creme fraiche, a serem harmonizados com o vinho Sauvignon Blanc, de São Joaquim, SC. Em seguida, os outros dois, Carne crua e pele de frango e Vieira, castanha-de-caju, pupunha e wakame, combinados com o vinho Chardonnay Inox, do Valle de Itata, Chile.
Chega a vez de os cozinheiros apresentarem as duas entradas. Ambas para serem escoltadas por um vinho que acho delicioso, o Gran Cata Alvarinho, Bento Gonçalves, RS. Pela ordem anunciada, vem primeiro Crudo de camarão e água de tomate e daí Atum e limão queimado.
O primeiro prato principal é do mar, Peixe com milho, acompanhado do vinho Chardonnay Barrica, Valle de Itata, Chile. Para o prato seguinte, um blend de Cinsault | Syrah, Valle de Itata, Chile, programado para harmonizar com Pato, castanha, beterraba.
De sobremesa, também duas versões: Goiaba e requeijão e Chocolate – sem maiores explicações, para o cliente poder sentir na hora.
O jantar comemorativo, com todos os pratos e vinhos, custará R$ 490 e as reservas já podem ser feitas
Certamente será uma noite memorável. Por tudo que Bruno Guarnido trouxe para cá, depois da vitoriosa experiência de seis anos à frente do restaurante Oro, do Rio de Janeiro (do chef Felipe Bronze) e da criatividade instintiva de Igor Marquesini, certamente uma das principais referências da nova gastronomia em Curitiba. Como dos vinhos também nem se fala, agora é só aguardar a data e curtir este primeiro ano do chef por aqui com muitos sabores.
Ob.ST.
Alameda Prudente de Moraes, 983 – Centro
Informações e reservas: (41) 98822-2667