Sem categoria
Bares e restaurantes têm desempenho abaixo do esperado no mês de janeiro
Apesar de janeiro ser conhecido como um mês fraco para o setor da alimentação fora do lar, o desempenho de bares e restaurantes durante o período em 2024 foi pior que o esperado. Planejar investimentos e aumentar preços no cardápio são medidas importantes para garantir a sustentabilidade do estabelecimento. Essa é a análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 29% dos estabelecimentos da alimentação relataram prejuízo em janeiro de 2024, um aumento em ralação aos 19% de dezembro e janeiro de 2023. Apenas 34% das empresas registram lucro durante o período.
O mau desempenho de bares e restaurantes em janeiro foi, em partes, compensado pelos resultados do Carnaval, que aconteceu mais cedo neste ano. Segundo a Abrasel, 76% das empresas que abriram suas portas durante o feriadão tiveram um desempenho melhor do que nos anos anteriores, com aumento médio de 14,9%.
Tonin ressalta a importância de avaliar a viabilidade de investimentos. “Um aumento de custos nem sempre reflete em aumento do faturamento adicional”, explica. Para o economista, é necessário ajustar custos conforme o faturamento, pois não se pode esperar que os resultados de um mês específico se repitam ao longo do ano. Por fim, é preciso aproveitar momentos de aquecimento nas vendas para conquistar novos clientes.
“Os bares e restaurantes devem lembrar que atura nesse setor é como correr uma maratona. Para se manter competitivo, é preciso ficar à frente da concorrência, controlando custos e desperdícios de forma eficaz, mantendo-os em níveis gerenciáveis e baixos”, conclui o economista.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.