Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Terra Madre traz chef italiano para inspirar e reforçar o cardápio
Restaurateur Raphael Zanette, com Márcia Borges e o chef consultor Maurizio Morini, no Terra Madre. | Foto: Guilherme Glück.
Tempos atrás um chef italiano – fins de 2014 - chegou para dar uma revitalizada no Terra Madre. A ideia inicial era de Simone Brunelli permanecer por aqui por uns dois a três meses, tempo suficiente para criar seus pratos e treinar o pessoal da casa. Ficou por quase quatro anos, sempre com muito sucesso.
Pois agora o restaurante trouxe outro chef italiano de respeito, para uma consultoria e para algumas intervenções no cardápio do restaurante. Maurizio Morini passou a última semana na cozinha da casa, trabalhando em parceria com a titular do restaurante, Marcia Borges.
Responsável pela cozinha de um hotel de luxo em Parma e com consultorias de peso em São Paulo, Morini foi convidado pelo restaurateur Raphael Zanette para trazer um resgate de grandes referências clássicas da cozinha italiana, sua maior especialidade. O novo cardápio sai já neste mês de novembro, com destaque para pratos que são instituições de seu país, como o Spaghetti alla carbonara e o Cacio e pepe, que ganharam uma repaginação voltada a suas raízes tradicionais. E ainda um Gnocchi alla matriciana - com toque apimentado, evidentemente, como a tradição recomenda ser.
Morini também deixa um prato novo, para deixar sua marca na casa: Ragu de manzo, um ragu de mignon, com vinho tinto no cozimento, que pode ser servido com fettuccine ou com gnocchi. O prato é a referência do restaurante no evento 1º Festival de Comida Italiana de Curitiba, iniciado nesta terça-feira (29).
Maurizio Morini é chef executivo do Antico Borgo, hotel boutique instalado num castelo medieval do século XI, em Tabiano Castello, região da Emilia-Romagna, norte da Itália. No Brasil, já realizou consultorias para restaurantes reconhecidos, como os do grupo Maremonti, em São Paulo. Nesta mesma cidade, atuou na Semana de Gastronomia Regional Italiana.
Já a chef Márcia Borges está no comando do Terra Madre há dois anos. Ela tem uma longa história com o Grupo Vino!, do qual o ristorante faz parte. Márcia iniciou na profissão no próprio Terra Madre, há 14 anos, quando a casa era chefiada por Lenin Palhano, depois tendo passado por outros empreendimentos do grupo.
Será responsabilidade dela lançar os novos pratos revisitados ou criados por Morini para enriquecer o menu do restaurante.
(Quanto a Simone Brunelli, que depois que deixou o Terra Madre, em 2018, andou muito por aí, inclusive aqui no La Varenne, agora está atuando num hotel boutique em Maraú, Sul da Bahia, a Pousada Encanto da Lua.)
Terra Madre Ristorante
Rua Desembargador Otávio do Amaral, 515 – Bigorrilho
Instagram: @terramadreristorante