Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Nayme lança Feijoada Árabe a partir deste sábado (05)

Feijoada árabe do Nayme será servida neste sábado (05) e em todos os próximos sábados. | Foto: Divulgação
Chegou meio em cima da hora a informação, mas felizmente houve como publicar a tempo: tem Feijoada Árabe neste sábado (05) e a partir daí, em todos os sábados, no Restaurante Nayme.
Segundo me passaram, é uma fusão entre a culinária do Oriente Médio e a tradição brasileira. Isto porque, antes de se mudar para Curitiba, dona Nayme (avó de Yasmin Zippin Nasser, proprietária e chef da casa, que tem na avó a homenagem) viveu por muitos anos no interior de Minas Gerais. Foi ali que ela, apaixonada pela cozinha, começou a criar suas próprias releituras da gastronomia árabe, misturando referências e explorando novos sabores. Inspirado por essa memória afetiva, o Nayme agora traz uma feijoada, que mantém sua essência, seu conceito de composição, mas ganha um toque único do Oriente Médio.

Por exemplo: no lugar do feijão preto, o prato é preparado com feijão branco cozido e temperado com especiarias, formando um caldo cremoso e aromático. A proteína principal é a carne, mas de cordeiro, em vez de porco, cortada em cubos grandes e cozida lentamente, para absorver todos os temperos e garantir a maciez. Para acompanhar, a feijoada é servida com um tabule especial, no qual a tradicional salsinha dá lugar à couve finamente fatiada (como na autêntica feijoada) e temperada com redução de romã, tomate, cebola, grãos de romã e trigo.
De acompanhamento, repete a banana à milanesa da feijoada, mas com toque árabe, e mais uma farofa de castanhas e frutas secas, o clássico arroz de aletria ou arroz de açafrão (fica a escolha do cliente) e um vinagrete picante de romã com coentro.
Dá vontade de comer, não dá? Pelo menos eu fiquei, embora, infelizmente, não tenha condições de ir provar neste primeiro sábado. Achei tudo muito criativo, com a substituição dos ingredientes originais pelos que têm tudo a ver com a gastronomia árabe.
O que já seria de se esperar de Yasmin e do Nayme, referência árabe em Curitiba.

Além disso, a casa também apresenta a coleção de sobremesas Dubai, inspirada no chocolate viral de pistache, que conquistou o mundo e do qual todos estão falando.
A Feijoada Árabe completa custa R$ 180. Mas a casa tem também uma versão vegetariana, por R$ 160.
Nayme Restaurante
Rua Coronel Dulcídio, 572 – Batel
WhatsApp (reservas): (41) 99856-0039
Instagram: @restaurantenayme