Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Bruno Guarnido comemora um ano de Ob.ST e convida Igor Marquesini para cozinhar
Bruno Guarnido e Igor Marquesini vão cozinhar juntos no Ob.ST, semana que vem. | Fotos: Anacreon de Téos
O sotaque carioca ele não perdeu, mas sua conversa já inclui alguns termos curitibanos. Afinal de contas, Bruno Guarnido já está por aqui a pouco mais de um ano, desde que veio para a remodelação do menu do restaurante Ob.ST, depois de uma vida toda brilhando na gastronomia do Rio de Janeiro.
Lembro-me de quando conversamos pela primeira vez e eu perguntei como estavam as novas rotinas, adaptação e coisa assim. A resposta veio de pronto: descobri que adoro Carne de onça. E hoje em dia, passado esse tempo todo, o chef já adquiriu algumas manias e preferências da turminha daqui. “Só não tive tempo de provar o barreado ainda” – justifica, com jeito de que logo provará.
Pois agora, em meio a mudanças no conceito de seu cardápio, Bruno Guarnido decide comemorar seu primeiro ano por aqui. Será na semana que vem, quinta-feira (13). E em alto estilo, num jantar a quatro mãos com o chef Igor Marquesini (Restaurante Igor) e um dos Chefs 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet.
Para completar, convidou Luca Fumagalli, da Cata Terroirs, para harmonizar tudo. São vinhos excelentes, produzidos aqui no Sul do Brasil e também no Chile e que fazem frente a muito rótulo internacional.
Com isso tudo, é de se esperar uma noite mais do que especial, para a qual as reservas já estão abertas.
No menu, quatro snacks concebidos pelos chefs. Depois do welcome drink, começam a chegar. Primeiro, Ostra e jabuticaba fermentada e Polvilho, bottarga e creme fraiche, a serem harmonizados com o vinho Sauvignon Blanc, de São Joaquim, SC. Em seguida, os outros dois, Carne crua e pele de frango e Vieira, castanha-de-caju, pupunha e wakame, combinados com o vinho Chardonnay Inox, do Valle de Itata, Chile.
Chega a vez de os cozinheiros apresentarem as duas entradas. Ambas para serem escoltadas por um vinho que acho delicioso, o Gran Cata Alvarinho, Bento Gonçalves, RS. Pela ordem anunciada, vem primeiro Crudo de camarão e água de tomate e daí Atum e limão queimado.
O primeiro prato principal é do mar, Peixe com milho, acompanhado do vinho Chardonnay Barrica, Valle de Itata, Chile. Para o prato seguinte, um blend de Cinsault | Syrah, Valle de Itata, Chile, programado para harmonizar com Pato, castanha, beterraba.
De sobremesa, também duas versões: Goiaba e requeijão e Chocolate – sem maiores explicações, para o cliente poder sentir na hora.
O jantar comemorativo, com todos os pratos e vinhos, custará R$ 490 e as reservas já podem ser feitas
Certamente será uma noite memorável. Por tudo que Bruno Guarnido trouxe para cá, depois da vitoriosa experiência de seis anos à frente do restaurante Oro, do Rio de Janeiro (do chef Felipe Bronze) e da criatividade instintiva de Igor Marquesini, certamente uma das principais referências da nova gastronomia em Curitiba. Como dos vinhos também nem se fala, agora é só aguardar a data e curtir este primeiro ano do chef por aqui com muitos sabores.
Ob.ST.
Alameda Prudente de Moraes, 983 – Centro
Informações e reservas: (41) 98822-2667