Dani Machado
Vozes
Elia Schramm se prepara para abrir um novo bar no Rio de Janeiro
Se tem uma pessoa que eu gosto de encontrar nesse mundo da gastronomia é o Elia Schramm. Talvez seja por conta do signo - ele um taurino apaixonado por gastronomia tanto quanto eu - ou simplesmente pelo seu jeitinho carioca de ser. No entanto, nem sempre foi assim. Nossa amizade começou de uma maneira curiosa: estávamos em uma van, a caminho de um evento da Casa do Porco, e ele conversava enlouquecidamente em francês com a jornalista Renata Araújo. Eu e a Claudinha Krauspenhar olhávamos uma para a outra, sem entender uma palavra, e foi ali, de forma meio torta, que nossa amizade começou a tomar forma.
De lá pra cá muitos encontros, esse carioca bem relacionado está em todas, inclusive, já cozinhou aqui na nossa cidade, no restaurante KSA, e também no evento Gastronomix, de Celso Freire, meses atrás.
Foi da Europa, lugar onde nasceu, que Elia trouxe muito das suas inspirações gastronômicas. Seu primeiro empreendimento,o Baboo Osteria, abriu em Ipanema em 2021, o restaurante italiano além de ser belíssimo, se tornou um sucesso na cidade, chega a atender 10 mil clientes mês. Eu estive lá ano passado e experimentei uma de suas massas frescas preparada na casa, se não me engano a mais pedida, uma deliciosa combinação de carbonara com cacio e pepe, finalizada com um ovo perfeito. Simplesmente impecável!
Em abril de 2023, Elia inaugurou o Scuola, um casarão no bairro de Botafogo onde oferece cursos gratuitos de captação de profissionais para o mercado de bares e restaurantes, cursos de culinária e também promove jantares com chefs convidados.
Final de 2023 inaugurou seu restaurante com pegada asiática, o Si-chou, também em Ipanema. Eu estive lá logo no início e o chef nos serviu um verdadeiro banquete. A casa investe em sabores que contam a historia da Rota da Seda, com bases nas culinárias do Japão, China, Corea, Vietnã e Tailândia. Ele contou que sua inspiração para aberturas deste restaurante veio após uma das suas participações no Brazilian Food Festival de Beijing, na China.
Neste mês de outubro, Elia Schramm se prepara para inaugurar o Jurubeba, em Botafogo. O bar será dedicado à comida de fogão, inspirado no melhor da gastronomia de boteco carioca e mineira. Para isso, Elia fez várias visitas a Belo Horizonte, onde, segundo ele, está a verdadeira essência do "pinga e frita".
O que esperar desse novo projeto? Pratos generosos, refogados, ensopados e cozidos no molho, clássicos como Oswaldo Aranha, mocotó, pão de alho, croquete, pastel, além de opções como língua e moela. Tudo isso acompanhado de um chope bem gelado e um serviço diferenciado, focado em uma clientela exigente, mas mantendo preços atrativos.
O nome Jurubeba vem de uma planta nordestina, famosa por seu amargo licor, que será incorporado em vários drinks da casa, ao lado de uma carta de cachaças bastante interessante. A trilha sonora também promete, com uma seleção exclusiva de pérolas da música brasileira. Este bar tem tudo para ser um sucesso.