Qingdao
China, além dos espetinhos
Tem coentro! Na semana do Dia Internacional “Eu Odeio Coentro”, o amor venceu
Nessa semana, a palavra esgotada é a resposta mais comum nas lojas do McDonald’s com chamadas promocionais do sundae com cobertura de coentro. Pelo aplicativo, a rede convida: “Deixe o perfume do coentro transbordar pela tela. Experimente o sabor especial. Doce e azedo, sorvete e coentro combinam bem! É uma delícia, pode confiar no McDonald’s!”.
E segue, descrevendo-o como um sorvete cremoso agridoce, com molho perfumado de limão, decorado com folhas de coentro picadas que assinam um sabor sublime, um pequeno frescor. Fala a verdade: com uma chamada pra lá de tentadora como essa, até para pessoas como eu que não são da tribo dos verdes, estávamos lá, batendo de loja em loja. Há relatos de clientes que cruzaram cidades, desbravaram grandes e pequenos quiosque na expectativa de conseguir provar o sundae de coentro. Já brincam: “o inusitado atrai, a curiosidade mata!”, ou se preferir, "se não mata, engorda". Bora lá!
A grande procura pela promoção limitada com certeza tem surpreendido até mesmo a mente pensante que desenhou esse sucesso de bilheteria, divulgação e marketing, que não se resume ao sorvete. Pelo aplicativo você pode ter acesso a máscaras e ao álbum digital de stickers de coentros animados. Mais do que uma campanha, um festival. O coentro sendo compartilhado por todos os lados, por todos as mídias. Promoção que estrategicamente caminhou em direção ao Dia Internacional “Eu odeio Coentro”, 23 de fevereiro. Data criada por um austríaco em 2017 por uma página no Facebook que aproxima pessoas de mesmo paladar desde 2013, com direito a um acervo inusitado de produtos sobre o tema em sua loja online, do I Hate Coriander!
O coentro, uma das ervas mais onipresentes, quase não há meio termo. Polêmico, por isso o sucesso, acredito que até mais do que as teorias prós e contras das uvas passas no arroz da ceia de Natal, pode seguir para predicados refrescantes ou repulsivos pelo seu cheiro polarizador e gosto. Aqui na China, todas a partes da planta, desde as folhas e caules até raízes e sementes, são comestíveis, com sabores e aromas distintos. Ele é usado em inúmeras receitas e produtos, além de seu papel principal em impulsionar o sabor dos pratos salgados.
E, ao contrário da proposta da data comemorativa, repulsiva ao coentro, a promoção despertou curiosos, aproximou apaixonados, gerou infinitos relatos positivos sobre a erva aromática. Viralizou! Chegou até ao feed do McDonalds no Brasil e a outros países. Chegou à cozinha, as panelas dos influenciadores e chefs mais curiosos.
“Queremos hambúrguer de coentro”, "...quero, quero, quero mais”, “... deixe-me provar o quanto perfumado realmente ele é”, “aprendi apreciar o coentro depois que aprendi qual molho o deixava mais gostoso. Que perfume! ”, “eu amo coentro, o coentro me ama”, “provei, aprovei, e já estou esperando por novos produtos e novas promoções”, “não provou ainda, não resisti, aprovei!”, “perfume atrai, a cor atrai”, “a combinação entre o limão e o coentro deixou o sabor ainda mais refrescante”, “frescor do limão não ofusca o frescor do coentro”, “podemos pedir cobertura extra?”, “coentro finalmente em destaque”, e acredite mais, muito mais relatos seguem pelas páginas e páginas da promoção no aplicativo de compras.
Lendo assim, até os egípcios antigos, responsáveis por considerá-lo uma erva medicinal, e até mesmo afrodisíaca, provavelmente iriam baixar a guarda, iriam testar, iriam dar uma chance e fazer uma visitinha ao McDonald’s, e, por que não, incluir o sundae de coentro no menu. O mais curioso fica com a origem do nome do coentro, que tem tudo a ver com seu alto índice de rejeição. O nome tem origem no grego antigo “koriandron”. A palavra tem como base “kori”, percevejo, pois os gregos associavam o cheiro da planta com o cheiro do inseto.
E se você ficou curioso para provar a cobertura do sundae de coentro mas está um pouquinho distante de nós, fique tranquilo sempre há uma alternativa, sempre há uma receita a ser compartilhada. Papel e caneta nas mãos, @gohangosocial dá todas as dicas!
Calda de limão e coentro desidratado: 1 xícará de açúcar, 1 pacote de refresco em pó, ½ suco de raspa de limão, 200 ml de água morna, 1 colher de sopa de glucose de milho e corante verde alimentício. Cozinhe até o ponto de fervura. Desidrate no micro-ondas as folhas de coentro entre 2 folhas de papel toalha. Em potência média. De 2 em 2 minutos vá virando o papel no prato a cada intervalo.
Prontinho, sua vez! Posso afirmar, o sabor, o frescor da calda de limão cortou o sabor intenso e marcante do coentro, me salvou, mas ele estava lá... firme, mas menos forte! Misturei tudinho sem pudor, desconstruí o meu pobre sundae para que os sabores se confundissem. Resolveu um pouquinho! Baixei o app, aproveitei os brindes, mas de verdade, verdadeira, na próxima promoção dou a vez para os apaixonados da fila. E pra hoje, depois do sabor festivo, por favor um de chocolate com calda extra!
E fica aí! Daqui a pouquinho, tem mais !!!