The Next Chef
Definidos os finalistas do The Next Chef; saiba como foi a segunda semifinal
André Zioli e João Pedro Vieira, finalistas do The Next Chef. Lening Abdala
André Zioli é o segundo finalista do The Next Chef, competição do Bom Gourmet em busca de novos talentos da gastronomia de Curitiba. Ele venceu João Fontoura, por apenas 89 pontos de diferença, no jantar da segunda semifinal, realizado na noite desta segunda-feira (8) no Duq Gastronomia. E vai enfrentar Joao Pedro Vieira, que passou à finalíssima ao vencer José Guilherme Machado na primeira semifinal, também no Duq, em junho. Os ingressos para o jantar que define o campeão, no Ópera Concept, em Santa Felicidade, em 23 de setembro, já estão à venda na Plataforma Zet.
"Cores e formas: seu prato é uma obra de arte - se inspire em grandes pintores e crie pratos surpreendentes para os olhos e o paladar". Este foi o desafio proposto a André e João: superar um ao outro, convencendo os clientes-jurados de que atenderam ao tema proposto com sabor e criatividade. A intenção foi fazer com que a dupla se inspirasse nos grandes mestres das artes plásticas.
Para o desafio, a chef Eva dos Santos trouxe a memória de Poty Lazzarotto, que completaria 100 anos em 2024. A família do artista foi proprietária do Vagão do Armistício, um dos primeiros restaurantes da cidade, no fim da década de 1930. O prato que marca a história do restaurante é o risoto de galinha, radit e polenta. André e João receberam a missão de homenagear Lazzarotto com elementos que remetessem à memória do artista.
Para vencer a semifinal, André preparou, como entrada, 'Árvore de Vida': couve-flor grelhada com molho de laranja e vinagrete, inspirada no pintor austríaco Gustav Klimt. E como prato principal, o 'Risoto do Vagão': risoto de pato com linguiça blumenal e ora-ro-nóbis.
Em sua entrada, João apresentou a 'Yayoi Kusama LV 2023', cuja inspiração foi a artista plástica e escritora japonesa Yayoi Kusama: crudo de peixe, aguachile e furikake de uarini. E como prato principal, apresentou o 'Obsessão Infinita de Lazzarotto': ravioli aberto de camarão cremoso com massa estampada e radite.
"Difícil descrever o sentimento", revela André, sobre ser finalista do The Next Chef. "A experiência foi maravilhosa. Agora estou mais ansioso do que antes. Vamos começar a nos preparar para a final, qual passo nós vamos tomar". O chef avaliou como difícil a inclusão do desafio na elaboração do menu. "Na outra vez foi um ingrediente; desta vez, foi um conceito. Então a gente trocou o prato principal porque não conseguiu adaptar o que tinha planejado [ao conceito], mas chegamos em um resultado legal. Aprendi muito sobre Potty Lazzarotto, conseguimos chegar à final... estou muito feliz", afirma.
"Eu levo da competição um aprendizado muito legal", conta o chef João Fontoura. "Fui bem eu mesmo nesse cardápio, mostrei bastante de mim e dessa cozinha jovem, desafiadora, moderna, o clássico com o contemporâneo", explica.
"Agora o negócio é dia 23 de setembro", comemora Ozeias Oliveira, diretor da Gold Food Service. "É impressionante como a cada jantar a gente vê a progressão do evento. O The Next Chef tem revelado talentos e valores com criatividade. Hoje foi muito difícil para o público chegar à conclusão de qual era o melhor prato, tamanho o altíssimo nível da competição hoje", define.
Estreante como público no The Next Chef, João Moura gostou do formato da competição. "A experiÊncia de votar nos dois pratos faz com que você tenha muito mais atenção no que está comendo. Os vinhos fizeram uma harmonização boa, e eu quero ir para a final já também". Para ele, o resultado foi justo.
Já Elis, que esteve em outros jantares, achou a segunda semifinal a mais equilibrada de todos os embates. "Foi o que eu tive mais dificuldade para votar, e é muito legal a experiência de comparar os pratos, votar nos critérios... estou apaixonada pelo evento", declara. Ela também deseja estar na final, no Opera Concept, em setembro.
O The Next Chef conta com o patrocínio de Romanha Alimentos e Gold Food Service, e parceria de Porcelanas Germer e Aprons Chefwear. A segunda semifinal contou ainda com apoio da Bacco Destilados, que assinou o welcome drink do jantar, com a vinícola Família Fardo, que assinou a harmonização do jantar com vinhos de sua produção, e do Spaccio Rar Curitiba.