Bom Gourmet
Ryu Komorita é eleito o melhor bartender do Brasil em final realizada no México

Ryu Komorita (centro) ao receber o troféu de Melhor Bartender do Brasil após vencer etapa brasileira do World Class Competition. Nirvana
Ryu Komorita foi eleito o melhor bartender do Brasil ao vencer a etapa brasileira do World Class Competition, a principal competição de coquetelaria do mundo. Organizada anualmente pela Diageo, a final aconteceu na noite desta terça-feira (18) na Cidade do México. O evento agregou também as finais mexicana e colombiana. Com a vitória, o paulista será o representante brasileiro na etapa internacional do embate entre bartenders, em Xangai, na China, entre os dias 9 e 13 de setembro.
“Vencer o World Class significa uma vitória muito pessoal, mas também o início de um mundo novo, uma vida diferente daqui pra frente. Foi um desafio muito difícil, mas acho que é só o começo”, afirma Ryu. Ele foi o melhor entre 20 bartenders que conseguiram, na visão dos jurados, apresentar coquetéis adequados à proposta do desafio "Palomas of the Future". Nele, os competidores precisavam capturar a essência da marca mexicana Don Julio e desenvolver receitas autorais com a tequila que destacassem os aromas e as notas de agave da bebida destilada, combinando com ingredientes frescos e complementares.
A inscrição de cada competidor era feita a partir da postagem da receita no Instagram, marcando os perfis oficiais da competição, com a explicação do conceito da criação, para que fosse avaliada. Já na semifinal, os bartenders prepararam suas criações presencialmente, diante dos jurados. Bom Gourmet acompanhou uma das etapas da semifinal, realizada em maio em Curitiba. O vencedor da ocasião, que foi à final no México, foi o curitibano Ariel Todeschini, consultor e bartender do Honey Vox.
Três desafios compuseram a final da competição. No primeiro, os bartenders receberam uma caixa misteriosa, que revelou uma ocasião de consumo especial para o qual precisavam desenvolver um coquetel utilizando como base um destilado surpresa. No segundo, o Clássicos do Futuro, os finalistas precisaram criar três coquetéis imaginando estar no ano de 2042, na celebração pelo centenário da tequila Don Julio, fundada em 1942: um welcome punch, uma versão inovadora de Paloma ou Margarita, e um coquetel original. Uma disputa de velocidade encerrou a competição. Nela, os participantes lutaram contra o relógio para fazer cinco coquetéis revelados em sorteio.
Na final brasileira, Ryu superou Ariel e a também paulista Rachel Louise.

