Restaurantes
Veja a lista dos 16 estabelecimentos confirmados

“A ideia foi se criando aos poucos”, conta Carolina Gomes Malucelli, diretora da Mercadoteca, espaço gastronômico que está previsto para abrir na primeira quinzena de outubro. O bairro residencial Campo Comprido terá açougue, peixaria, padaria, hortifrutigranjeiros, empórios e lojas de bebidas especiais, como vinho e cerveja, em um único local, com preços justos e ambiente informal, segundo Carolina. O terreno tem 3 mil metros quadrados e as obras começaram em novembro, depois de dois anos de estudo e planejamento. A Mercadoteca abrirá todos os dias da semana e também será espaço para feiras temáticas, festivais gastronômicos, degustações, lançamentos de produtos, cursos, exposições e outras atividades relacionadas à comida.
O conceito é muito próximo ao Eataly, um complexo que reúne restaurantes e empório com ingredientes locais, em sua grande maioria. A grande estrutura nasceu na Itália e abriu a mais recente unidade em São Paulo.

Serão 16 boxes, entre eles uma unidade da rede Mundo Verde, um açougue especializado em carne de Angus, empórios árabe, português e japonês, lojas de vinhos e cervejas artesanais e também uma floricultura, café e sorveteria. O chef Flávio Frenkel, da Anis Gastronomia, terá um box, onde lançará sua marca de produtos, a Anis Presto. Ele venderá produtos artesanais e de produção própria, como massas frescas lisas e recheadas, molhos, pratos prontos, acompanhamentos, saladas, antepastos, sobremesas e temperos caseiros. O chef trabalha com eventos há dez anos com a Anis Gastronomia e com esta inauguração, pretende abrir outras lojas no formato pocket em Curitiba.

Apesar de possível point de gourmands e gourmets, a diretora garante que a ideia é ser acessível a todo tipo de público, sem preços abusivos. “Fizemos uma curadoria e estamos trazendo gente do mercado altamente qualificada em seus ramos de atuação. Queremos uma coisa gostosa de bairro, sem ser chique, que o turista venha passear aqui”, explica Carolina.
Ideias e inspirações
Parte da vontade de abrir um negócio “para reunir pessoas”, como define, Carolina acredita que vem da sua família, de Florianópolis. Eles construíram a Cidade Pedra Branca, em Palhoça, uma área residencial planejada. Foi a primeira a ter uma via compartilhada e também mescla negócios e residência em uma dinâmica diferente para um condomínio fechado.

Dentre as inspirações de Carolina para criar a Mercadoteca estão os mercados San Miguel de Madrid, La Boqueria de Barcelona, Mercado da Ribeira, em Lisboa e também de Londres e Copenhagen. Um projeto similar que leva a cara da cidade é o Mercado São Jorge, em Florianópolis, terra de Carolina. “Mas o nosso será mais curitibano, com infraestrutura diferente, algo mais fixo. Eu sempre vou aos mercados em viagem, porque eles mostram muito o que é a cidade. Você conhece a cidade pela comida e pela bebida que encontra ali”, define.
Confira a planta do local e as lojas confirmadas

JPL Burgers
Templo da Cerveja
100% Angus – Boutique da Carne
Harue Hortifrutigranjeiros
Rosangela Pescados
Anis Presto
Verd & Co.
Degusto Café
Al Baba Empório Árabe
Gelataio
Doce Fado
Mundo Verde
Fujii
Vino!
Bon Vivant
Esalflores
Templo da Cerveja
100% Angus – Boutique da Carne
Harue Hortifrutigranjeiros
Rosangela Pescados
Anis Presto
Verd & Co.
Degusto Café
Al Baba Empório Árabe
Gelataio
Doce Fado
Mundo Verde
Fujii
Vino!
Bon Vivant
Esalflores
***
Serviço
Mercadoteca. Rua Paulo Gorski, 1.309, Campo Comprido – (41) 3205-3901. Previsão de abertura: primeira quinzena de outubro de 2015. Funcionará de segunda a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 10h às 18h30. www.mercadoteca.com.br ou pelo telefone. Estacionamento para 50 carros. Terá bicicletário.
***
Leia também