Prêmio Bom Gourmet
Para ficar de olho: saiba quem são os novos talentos da gastronomia de Curitiba
O Comitê Bom Gourmet selecionou para o Prêmio Bom Gourmet 2023, que aconteceu no dia 28 de agosto, nomes que estão ganhando destaque em suas áreas de atuação ou à frente de negócios que vêm chamando atenção do mercado gastronômico da cidade.
Confira:
Vitória Kurihara | Bartender
Vitória começou a carreira na gastronomia como confeitaria, porém logo reconheceu a coquetelaria como vocação. O propósito dela é transformar o dia do cliente de alguma forma, seja por meio da sensação ao provar um coquetel ou do cuidado dedicado durante o atendimento. Este ano, Vitória ganhou a edição nacional do maior campeonato de coquetelaria do mundo, a World Class, sendo a primeira pessoa fora do eixo Rio-São Paulo a ter essa conquista. A bartender ficou em primeiro lugar entre 20 semifinalistas e vai representar o Brasil na final global da competição, que acontece em setembro, em São Paulo.
Atualmente, é head bartender do Duq Gastronomia, restaurante nomeado entre as dez Novidades nesta edição do Prêmio Bom Gourmet. Como projeto futuro, ela pretende abrir o próprio bar, trazendo mais o posicionamento da coquetelaria incrível que Curitiba tem e ajudando a consolidar a cidade como referência na área.
Lucas Coelho | Chef de cozinha
Lucas ingressou na gastronomia pelo mundo dos vinhos. Ao servir a bebida, passou a conhecer esse universo. Na primeira oportunidade de migrar para a cozinha, fez sua transição e de lá nunca mais saiu. Aprendeu as técnicas e foi se especializando, até se formar chef de cuisine e restaurateur. Desde então, faz questão de se manter atualizado. Durante sua gestão, o Hai Yo, restaurante oriental tradicional com toques contemporâneos, foi premiado como melhor restaurante dentro de hotel em Curitiba e melhor menu degustação. Hoje, Lucas está em busca de reconhecimento no mercado e de mostrar o Hai Yo como referência em gastronomia e serviço.
Para o futuro, seus planos são conhecer mais a fundo seus fornecedores, trazendo mais novidades para apresentar aos clientes e valorizando o trabalho de quem atua com ele nos bastidores do restaurante.
Carlos Fogo e Kenia Melo | Pitmaster - Mestre churrasqueiro e Empresária
Especialistas em atender grandes públicos em festivais gastronômicos pelo país, Carlos Fogo e Kenia Melo estão juntos no comandado do Gas Food. A hamburgueria, localizada no bairro Boa Vista, é pioneira em criar sanduíches com carnes e hambúrgueres defumados em Curitiba e no Brasil. Juntos, buscam combinar comida de qualidade, bom atendimento e ambiente agradável. Está nos planos expandir o delivery para Curitiba inteira.
As novidades não param por aí, já que está no horizonte um novo projeto da dupla: a “Família Fogo Casa de Churrasco”, empreendimento que está nos projetos futuros e que vai englobar técnicas de parrilla, defumação e fogo de chão.
Jonathan Laverde e Daiane Laverde | Empresários, sócios proprietários da Wolfs
Com a Wolfs, Jonathan e Daiane criaram uma marca que transcende a venda de hambúrgueres. Iniciada há quatro anos com a loja matriz em São José dos Pinhais, a hamburgueria atrai frequentadores de outras regiões. Para os fundadores, isso se deve não só à qualidade dos produtos, mas ao conceito da marca, à exclusividade, à conexão com os clientes e fornecedores e, sobretudo, à equipe.
Recentemente, foi inaugurada uma nova unidade, a Wolfs Smash Burger, localizada no Centro de Curitiba. O foco é seguir fortalecendo esse conceito, colocando as pessoas no centro das ações, valorizando os colaboradores e a comunicação com o público. Afinal, essa determinação em oferecer excelência em seus serviços é a base para ambos. Jonathan e Daiane olham para o futuro com entusiasmo e acreditam estar apenas começando a mostrar sua relevância nesse segmento.
Júlia Schwabe | Chef
Desde jovem, Júlia é apaixonada pela culinária, uma arte que acredita estar intrinsecamente conectada com a cultura, música, arquitetura e outras áreas inspiradoras para ela. Sua busca por referências a levou a percorrer o mundo explorando diferentes culturas e tradições culinárias, especialmente aquelas que têm raízes na sua própria família e viagens. Em 2018, com muita dedicação e esforço, se formou na renomada escola Le Cordon Bleu em Melbourne, na Austrália, com mérito e recebeu o prêmio Golden Whisk Award.
Agora, em 2023, enfrenta novos desafios e busca novos horizontes atuando como chef de gastronomia no Ponto Gin. Sua missão na posição é criar novas combinações de sabores e experiências sensoriais únicas, na busca pela elevação da experiência gastronômica dos clientes a um patamar excepcional.