Bom Gourmet
Paranaense conquista medalha de excelência como cozinheiro no WorldSkills 2024, na França
O Senac PR conquistou duas medalhas no 47º WorldSkills, mundial das profissões sediado em Lyon, na França. Paulo Bedin, tecnólogo em Gastronomia pelo Senac Maringá, conquistou medalha de excelência na Ocupação de Cozinha e Estéfany Marengoni, tecnóloga em Enfermagem pelo Senac Paranavaí, recebeu medalha de prata na Ocupação Saúde.
A competição aconteceu entre os dias 11 e 15 de setembro e premiou profissionais de 63 campos de atuação. Bedin enfrentou 43 competidores no WorldSkills 2024 e conquistou medalha de excelência por obter uma nota maior que 700.
Na primeira prova, no dia 11, o cozinheiro teve sete horas para preparar quatro entradas quentes, sendo elas o nhoque parisiense; a sopa de cebola; o pato com purê, cenoura e couve de Bruxelas; e uma sobremesa com massa shoux de ameixa. Bedin conclui a prova com dois minutos de antecedência, o que garantiu sua classificação.
Durante a segunda prova, no dia 12, o paranaense teve cinco horas para entregar um pão, um terrine de frango, um pate de fígado de pato e um bolo com o interior nas cores da bandeira francesa.
Paulo garantiu sua classificação no mundial das profissões após conquistar medalha de ouro na ocupação Cozinha da Etapa Nacional das Competições Senac de Educação Profissional, em outubro de 2023.
Sobre o WorldSkills
O WorldSkills é a maior competição vocacional do mundo, realizada a cada dois anos desde 1950. Conhecido como mundial das profissões, a competição busca promover intercâmbio entre jovens de diferentes regiões do mundo e despertar o espírito esportivo nos profissionais. A próxima edição, em 2026, será sediada em Shangai, na China.