Bom Gourmet
'Juro que Comi', livro de colunista do Bom Gourmet, é finalista de premiação internacional
A jornalista especializada em gastronomia e colunista do Bom Gourmet e o livro 'Juro que Comi', finalista do Gourmand Awards. Montagem/divulgação
Juro que Comi, livro da jornalista Jussara Voss, colunista do Bom Gourmet, está entre os seis finalistas da 30ª edição do Gourmand Awards, na categoria Food Writing. Criado em 1995, espécie de 'Oscar' da categoria, é o principal prêmio mundial a reconhecer conteúdos sobre comida e bebida.
Com prefácio do crítico gastronômico Josimar Melo, o livro lançado pela editora curitibana Telaranha reúne as memória da autora quanto aos mais de 100 restaurantes visitados por ela, em 15 países diferentes. Indo além da crônica, mergulha na cultura e na evolução da gastronomia mundial contemporânea. A obra pode ser lida tanto como uma espécie de autobiografia como um guia de viagem gastronômica. A narrativa reflexiva e sensorial sobre comida cria um elo entre culturas, pessoas e o prazer universal de comer. O posfácio é assinado por Rosa Moraes e a orelha é de autoria de João Grinspum Ferraz.
A obra passa por duas décadas de mudanças no cenário gastronômico mundial. Trata da revolução culinária liderada pelo restaurante elBulli e o movimento de vanguarda espanhol, a ascensão da Nova Cozinha Nórdica e a crescente relevância dos rankings gastronômicos e premiações. A autora faz uma análise cuidadosa sobre o impacto da globalização, das redes sociais e até da pandemia no setor de alimentação. E reflete sobre as novas demandas dos consumidores por uma culinária saudável, sustentável e acessível, como demonstrado pela sua admiração pelo chef Alain Ducasse e seu restaurante au naturel, que promoveu uma alimentação baseada em princípios de sustentabilidade e simplicidade.
Juro que Comi conta com ilustrações exclusivas de Raro de Oliveira e edição da esc. escola de escrita e da Editora Telaranha. Jussara Voss lembra que comer é mais do que um ato de nutrição. É uma forma de experimentar o mundo, de vivenciar histórias e, acima de tudo, de se conectar com as emoções mais profundas que o sabor pode evocar.
A premiação acontece em junho de 2025, em Lisboa. A data e o local da cerimônia ainda não foram confirmados. Juro que Comi está disponível na livrarias Telaranha (Rua Ébano Pereira, 269) e Arte e Letra (Rua Desembargador Motta, 2011), no Quintana Gastronomia (Av. do Batel, 1440), na Banca Bom Jesus (Praça Rui Barbosa) e no Rause Café + Vinho (Av. do Batel, 1647), onde Jussara participa de bate-papo, com Julie Fank, da Esc Escola de Escrita, no próximo sábado (9), às 17h30.