Bom Gourmet
Gastronomia é pop! Conheça artistas que cozinham e outros ligados à gastronomia
Nasi, Lady Gaga, Badauí e Sandy: artistas que passeiam pela gastronomia. Montagem/reprodução/Facebook
Famosos gostam de dizer que são "gente como a gente". Alguns não dispensam nem circular normalmente pelas ruas da cidade onde moram ou não abrem mão de tarefas domésticas, como assumir a cozinha, por exemplo. Nesse time, há uma lista de artistas que cozinham e que se aventuram em receitas ou até em disputas de games culinários. Há também quem saltou das passarelas e dos sets de filmagem das telenovelas para os programas de culinária, e que se tornou referência em preparos simples mas com um certo arrojo.
Com tanto artista apresentando preparos em redes sociais, programas no YouTube e em emissoras de TV, a gastronomia ganha um certo apelo pop para quem segue de perto essas personalidades da música e do entretenimento. Bom Gourmet reuniu apenas alguns de uma quantidade incontável de artistas que cozinham ou que estão ligados direta ou indiretamente a operações do setor.
Receitas do rock paulista
Em seu perfil no Instagram, Nasi, vocalista do Ira!, costuma usar seu perfil no Instagram para dar receitas de pratos e preparos. Em alguns casos, lança mão de sua ascendência italiana para apresentar o preparo de algum prato típico do país de seus antepassados. Em outras ocasiões, dá preferência a receitas regionais. No último dia 12, apresentou o preparo de lagostins na manteiga de garrafa. O prato, que também pode ser feto com lagostas, explica, foi preparado com manteiga de garrafa do Rio Grande do Norte, lagostins vindos de comunidade de pescadores nativos do sul da Bahia. Para o preparo, coentro, 2 dentes de alho descascados, sal e pimenta do reino a gosto.
Além dos pratos, Nasi também é um entusiasta do vinho e, desde junho de 2020, tem uma cerveja artesanal própria, uma American Pale Ale produzida pela Cerveja Roots, que conta também com outras artesanais dedicadas a músicos do rock nacional, entre eles Sergio Britto, dos Titãs, e Lobão.
Sandy aprendendo a cozinhar
Em 2021, a cantora Sandy Leah estreou o Sandy + Chef, série da HBO Max inspirada no norte-americano Selena + Chef. No programa, Sandy, assim como Selena, recebia chefs de cozinha para ter aulas de culinária. A versão brasileira durou pouco, mas enquanto esteve no ar, a cantora e atriz teve como professores como Paola Carosella, João Diamante e Lili Almeida, entre outros.
Cozinha punk vegana
Adepto e entusiasta do veganismo, João Gordo, líder do Ratos de Porão, criou há cerca de dez anos o programa Panelaço em seu canal no YouTube. o vocalista faz entrevistas enquanto um chef convidado - em alguns episódios, ele próprio - prepara uma receita vegana. Entre os pratos já preparados, o programa já apresentou Lasanha de Pinhão (macarrão de lasanha sem ovos), pinhão cortado, molho de tomate, abobrinha, alho, cebola), Arroz Carreteiro também com Pinhão (arroz, cebola, pimentão vermelho, pimentão verde, pinhão, alho, couve, bacon de soja), e Ratatouille 'bêbado' com saquê e outros temperos (pimentão, salsinha, berinjela, abobrinha, cebola, tomate, alho, molho shoyu e saquê).
Trattoria da 'família Gaga'
Joseph e Cynthia Germanotta, pais da cantora Lady Gaga, são proprietários do Joanne Trattoria, restaurante no Upper West Side, em Manhattan, Nova York. Mas a filha famosa é apontada como participante dos negócios. O restaurante é bem avaliado na plataforma Trip Advisor. Joanne é também o nome do quinto álbum da cantora, uma homenagem a uma tia, que morreu aos 19 anos de lúpus. Indo a Nova York, fica a dica.
Modelo, ator, cozinheiro...
Há muito tempo, Rodrigo Hilbert já é conhecido pelo Tempero de Família, programa que comandou por dez anos no canal GNT, em que assumia a cozinha e apresentava preparos ao lado da esposa, Fernanda Lima, e de convidados. Antes das panelas, Hilbert foi modelo e ator - começou na TV em Desejos de Mulher, na TV Globo, em 2002. Em uma década, apresentou receitas como o bolo de chocolate com abobrinha, geleia caseira de pimenta com laranja, rillete de sardinha, costela de porco marinada com cacau e cury, torta de ameixa com merengue, e mais uma infinidade de preparos.
Restauranteur hardcore
Vocalista da banda de emocore CPM 22, Fernando Badauí é um dos sócios do gastropub Cão Veio, junto com o chef Henrique Fogaça e Marcos Kichmoto. A marca, que hoje é também franquia, conta com unidades em São Paulo (capital e interior), Goiânia (GO), mais Curitiba e Londrina (PR). No cardápio, pratos, petiscos, hambúrgueres e cervejas artesanais são os destaques. Badauí segue o caminho de outros músicos que também estão ou já estiveram na gastronomia: o guitarrista Edgard Scandurra, parceiro de Nasi no Ira!, foi sócio de restaurante francês em São Paulo. Nos anos 80, integrantes dos Titãs abriram, também na capital paulista, o Rock Dogs. Desde 1997, a dupla Chitãozinho & Xororó está à frente da rede de churrascarias Montana Grill, hoje com 120 unidades espalhadas pelo país.
Pagode e sertanejo na cozinha
A temporada 7 do MasterChef Brasil colocou, no especial de Natal, cantores sertanejos e de pagode para competirem entre si na cozinha. Péricles, Marília Mendonça, Maraísa, da dupla com Maiara, César Menotti, dupla de Fabiano, Zeca Camargo e Joel Datena participaram da atração que foi ao ar no dia 23 de dezembro de 2020. Como dupla, Marília e Péricles venceram a disputa com um menu natalino que incluiu lombo suíno, risoto de uva-passa e manjar de coco.