Bom Gourmet
Sustentabilidade na gastronomia: Gabriela Carvalho, do Quintana, é convidada da semana do Na Mesa com Dani
Gabriela Carvalho, proprietária do Quintana Gastronomia, foi a convidada do último episódio do videocast Na Mesa com Dani. Em um bate-papo focado emsustentabilidade, a empresária contou sua trajetória à frente do restaurante e comentou sobre separação de lixo, alimentos orgânicos e a importância de manter uma alimentação equilibrada.
Segundo Gabriela, o Quintana nasceu com o propósito de servir comida orgânica e saudável, mas foi cerca de seis meses depois da inauguração que percebeu a importância de fazer a separação adequada de resíduos.
"Na hora do encerramento, deixávamos o lixo na frente do restaurante. Quando voltava, já tinham passado carrinheiros e moradores de rua, que reviravam tudo. O lixeiro juntava o que dava e depois precisávamos lavar a calçada todos os dias. Então, em equipe, pensamos no que poderíamos fazer para que o outro fizesse melhor também. Começamos a separar o lixo e, hoje, quando passa o 'carrinheiro', ele já sabe que pode pegar o saco azul. Temos também o saco de descarte e a compostagem, em uma bomba separada", comenta.
Quanto aos alimentos orgânicos, Gabriela busca trazê-los em maior quantidade possível ao restaurante, mas os avanços do uso de agrotóxicos tornam o processo cada vez mais difícil. "Tudo que a gente pode usar de orgânico, usamos. Alguns, grãos como o milho, estão cada vez mais difíceis de achar. Daqui um tempo, não teremos mais milho orgânico, porque a contaminação por agrotóxicos vem pelo vento", explica.
Outra forma que o Quintana encontra de empregar a sustentabilidade em seu dia a dia é mantendo caixas abelhas ao redor do restaurante, que auxiliam na polinização do espaço.