Bom Gourmet
Sexta edição do FoodCo. Experience esmiúça etapas da gestão de um estabelecimento gastronômico
Sexta edição reuniu cerca de 100 operadores do setor gastronômico na cozinha do Bom Gourmet, em Curitiba. Silvestre Laska
Especialistas no setor de food service compartilharam conhecimento e experiências na manhã desta terça-feira (23), durante a sexta edição do FoodCo. Experience, realizada pelo FoodCo. na cozinha do Bom Gourmet, em Curitiba. Do processo de expansão de um negócio gastronômico à importância de ouvir o cliente, passando pelo detalhamento de cada etapa da operação e como esse conhecimento retorna em rentabilidade, estiveram entre os temas abordados pelos palestrantes.
Expansão e satisfação do cliente
Sócio fundador da Soft Ice Cream, Grupo Rua, Local Pães e Cafés e do Bar Jataí; Matheus Krauze falou sobre a formatação de um processo de expansão sem perda de qualidade. Na sua experiência à frente da rede de sorveterias - criada em 2020, em meio à pandemia, hoje conta com 11 unidades; seis próprias e cinco franquias em processo de implantação - entendeu que, antes de pensar em expansão, é importante ao empreendedor entender por que expandir. "Expansão não é só abrir a segunda unidade. Por que preciso abrir a segunda? Seu primeiro negócio está com capacidade organizacional para você abrir uma segunda unidade?", questiona.
Ricardo Urso, sócio da Urso Consultoria, uma das patrocinadoras do FoodCo. Experience, apresentou o trabalho feito pela companhia nos processos de expansão de marcas e sucessão familiar. Complementou a apresentação de Matheus reforçando a importância do planejamento para o crescimento do negócio. "O primeiro passo é entender o quão preparado você está para expandir. Vou crescer de forma orgânica, inorgânica ou vou vender?" Sugeriu que o empreendedor procure pessoas do mercado com experiência no processo e destacou a importância de engajar a equipe nesse trabalho.
Bernardo Netto, co-fundador do Falaê e especialista em gestão da experiência e satisfação do cliente, falou sobre a importância dessa relação entre o estabelecimento e o consumidor, e de que modo ela impacta positiva ou negativamente na reputação e, consequentemente, no desempenho do negócio. "É importante escutar o cliente para saber a jornada dele e, assim, tomar boas decisões", afirma. Destacou que, nos trabalhos de pesquisa com o consumidor, é mais importante o volume de respostas do que a nota obtida, e que é importante conhecer todos os processos de decisão, desde o porquê de alguém escolher um restaurante até a decisão de ir embora. Redes sociais, claro, entram nesse processo. "Como clientes conhecem um restaurante? O principal fator é recomendação. O antigo boca-boca, mas a rede social pode ser muito utilizada pra isso. Isso é a prova que os influenciadores funcionam bem. E muitas vezes o influenciador pode ser o seu amigo, que foi no restaurante e publicou algo diferente sobre ele", informa.
Soluções ambientais, pessoas e processos
Sócio-diretor do Grupo Ambiensys, Gabriel Barros apresentou na manhã do FoodCo. Experience as soluções ambientais ofertadas pela empresa ao segmento corporativo e como elas podem ser aplicáveis no segmento gastronômico. O executivo falou da importância de uma gestão que se preocupa com o impacto social causado pelo trabalho, e destacou o exemplo de redes globais do segmento que conseguiram reduzir desperdício e incrementar posicionamento de marca ao adotarem programas estruturados de doação de alimentos. Tratou ainda de soluções práticas e de fácil aplicação, como compostagem e coleta de óleo vegetal, que conseguem tanto impactar positivamente o modo de atuação do restaurante junto ao consumidor quanto reverter ainda em rendimento.
Matheus Lessa, fundador da marca Domine Seu Restaurante e especialista em gestão de negócios do food service, trouxe exemplos claros sobre como o conhecimento detalhado de uma operação garante rentabilidade. Em sua experiência, entendeu que pessoas, processos e resultados formam três pilares da gestão de um estabelecimento do setor, e que é preciso se debruçar sobre eles para que o resultados sejam positivos. "[É preciso] Focar nas pessoas. Por mais equipamentos que a gente tenha, a nossa variável são sempre pessoas", define. Engajar a equipe nas metas e conhecer cada etapa do processo de produção - "o lucro está nos detalhes", afirma - são passos importantes para que o negócio opere dentro das melhores condições.
Na parte da tarde, Matheus Lessa, Mateus Krauze e Bernardo Neto ofereceram mentorias aos participantes da sexta edição do FoodCo. Experience.
Esta edição é patrocinada por Gold Food Service, distribuidora especializada no atendimento de restaurantes; Gaslog, referência em GLP a granel; Urso, consultoria empresarial com foco em gestão, fusões e aquisições.