Bom Gourmet

Duq Gastronomia apresenta menu de inverno com destaque para prato da memória afetiva do chef

Bom Gourmet
24/06/2024 14:52
Thumbnail

Batayaki udon com brócolis, ervilha torta e cebola ao molho de shoyu e manteiga, o prato afetivo do chef Felipe Miyake, do Duq Gastronomia. Rubens Kato

O Duq Gastronomia dá início a um menu sazonal, pensado para o inverno, com a assinatura do chef Felipe Miyake, que conta ainda com um prato que remete a uma memória afetiva do chef: o Batayaki udon com brócolis, ervilha torta e cebola ao molho de shoyu e manteiga.
Disponível desde o dia 20 deste mês, o menu de inverno 2024 do DUQ fica em vigor até 21 de setembro.
O menu sazonal conta com com duas entradas, três pratos principais e duas sobremesas. O destaque é Batayaki udon com brócolis, ervilha torta e cebola ao molho de shoyu e manteiga, prato que era preparado pela família do chef, descendente de japoneses, na sua infância. “Eu costumava fazer essa massa com minha família, quando criança, todo inverno para as festas juninas”, lembra. “O udon é um tipo de macarrão grosso feito de farinha, popular na culinária japonesa e muito saboroso. Aqui trouxe na versão batayaki, outro sabor com memória bastante afetiva pra mim: é quando fritamos e salteamos de forma rústica na manteiga”, explica.
Entre as outras sugestões invernais estão o Ravioli de queijo taleggio com compota de figo e nozes na manteiga avelã, cuja compota de figo é uma receita de família do chef, e o Magret de pato com purê de batatas ao molho poivre concassé.
Nas entradas, o cardápio apresenta o Cappelletti de frango in brodo com legumes, que já foi sucesso no menu de inverno 2023, e Vieiras canadenses grelhadas ao molho cremoso bonne femme e crocante de alho poró.
Para as sobremesas, o menu oferece o Madarin chocolat, bolo de chocolate sem farinha, cremeux au chocolat, tangerinas confitadas e tuille crocante de amêndoas e uma sobremesa com uma pegada bem brasileira e gostinho de festa junina: Galette de tapioca com sorvete de paçoca, farofa de coco queimado crocante e calda quente de doce de leite argentino.
Além do cardápio sazonal, o menu habitual também segue disponível, assim como a adega, com mais de 64 rótulos de 44 países, com a assinatura do sommelier José Vinícius Chupil.
VEJA TAMBÉM:

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail