Thumbnail

International Chocolate Awards: chocolate intenso 60% Cacau com Cupuaçu, da Cuore di Cacao, levou a prata.

Bom Gourmet

Curitibanas Cuore di Cacao e Utopia Tropical vencem premiação internacional

Bom Gourmet
19/09/2023 14:23
Chocolates bean-to-bar (da amêndoa à barra) de duas marcas paranaenses estão entre os melhores das Américas em 2023. As chocolaterias Cuore di Cacao e Utopia Tropical, de Curitiba, foram premiadas no International Chocolate Awards, etapa Américas, uma das mais importantes competições mundiais da categoria.
Os vencedores da premiação, que reconhece a excelência na fabricação de chocolate de origem e de outros produtos feitos com cacau premium, foram revelados no dia 9 de setembro, em cerimônia realizada em Nova York e transmitida pelo Zoom, com a participação de organizadores e membros do Grande Júri Internacional, formado por especialistas de todas as partes do mundo.
Ao todo, o Brasil conquistou 42 medalhas – oito de ouro, 24 de prata e dez de bronze –, além de dois prêmios especiais. As medalhas foram divididas entre 16 fabricantes brasileiros, todos produtores de chocolates à base de cacau fino, com preocupação especial em relação à sustentabilidade.

Medalhados locais

Chocolate branco 38% da Utopia Tropical conquistou a prata. Foto: Amanda Lavorato/Divulgação
Chocolate branco 38% da Utopia Tropical conquistou a prata. Foto: Amanda Lavorato/Divulgação
A curitibana Cuore di Cacao, nome frequente em listas de premiados ano a ano, desta vez, conquistou três medalhas no International Chocolate Awards: o chocolate Ao Leite 46% Cacau levou a prata, com uma nota de 89.1, na categoria Microlote de barras de chocolate ao leite simples/de origem; a Cuore também conquistou uma medalha de ouro especial nessa mesma categoria, a de País Produtor. Completando as premiações, o chocolate intenso 60% Cacau com Cupuaçu levou a prata, com nota de 88.4, na categoria Barras de chocolate amargo com inclusões ou pedaços.
Também de Curitiba, a fábrica experimental de chocolate Utopia Tropical, que funciona no Centro Histórico, recebeu dois prêmios: prata, com nota de 87.1, na categoria Microlote de barras de chocolate amargo simples/de origem, pelo Chocolate Intenso 72% Cacau (origem Rio Tocantins, Pará); e prata, com nota de 86.5, na categoria Barras de chocolate branco simples/de origem, com o Chocolate Branco 38% Manteiga de Cacau Selvagem (origem Rio Purus, Amazonas.
Entre os brasileiros, os chocolates que receberam mais medalhas na edição americana do International Chocolate Awards 2023 foram a gaúcha Miroh! Chocolate Makers, de Gramado (RS), com oito prêmios; a Mission Chocolate, de São Paulo, com seis medalhas; e a mineira Odle Chocolate Maker, com cinco produtos premiados. A nota mais alta entre os competidores nacionais, foi para o chocolate 70% com Cupuaçu da cearense MOA Chocolates, que pontuou 90.7, levou o ouro na categoria Barras de chocolate amargo com inclusões ou pedaços e o prêmio especial Bioma.
Criado em 2012, o International Chocolate Awards é gerenciado por um consórcio internacional de parceiros independentes, com sedes no Reino Unido, Itália e Estados Unidos. Além da etapa Américas, o prêmio também realiza as edições Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio e África, e competições regionais em países como Colômbia, Peru, América Central, Itália, França, entre outros. Todos os vencedores das etapas regionais podem competir na final global, que acontece no final do ano.

Os melhores das Américas

Conheça as marcas brasileiras premiadas no International Chocolate Awards 2023:
Microlote de barras de chocolate amargo simples/de origem
Barras de chocolate ao leite simples/de origem
  • Prata (86.8): Luzz Cacau – 52% Ao Leite Luzz Cacau
Barras de chocolate ao leite simples/de origem: Orgânico
  • Ouro: CHoKolaH – Ao Leite + Ouro Especial: Orgânico
Microlote barras de chocolate ao leite simples/de origem
Barras de chocolate branco simples/de origem
  • Prata (87.9): Odle Chocolates – Doce de Leite – Chocolate Branco
  • Prata (86.5): Utopia Tropical – Chocolate Branco 38% Manteiga de Cacau Selvagem
Barras de chocolate amargo com infusão ou saborizadas
Barras de chocolate amargo com inclusões ou pedaços
Barras de chocolate ao leite com infusão ou saborizadas
Barras de chocolate ao leite com inclusões ou pedaços
Barras de chocolate ao leite com recheio
  • Bronze (85.2): CHoKolaH – Chocolate ao Leite Recheado
Barras de chocolate branco com infusão ou saborizadas
Barras de chocolate branco com inclusões ou pedaços
Drágeas de chocolate ao leite, nuts inteiras revestidas
Outros recheios com chocolate ao leite