Bom Gourmet
Cracóvia de Prudentópolis (PR) recebe selo de Indicação Geográfica
A cracóvia de Prudentópolis (PR) recebeu, nesta terça-feira (21), o registro de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Com isso, o Paraná soma um total de 16 IGs, ficando atrás apenas de Minas Gerais, com 20 Indicações Geográficas.
Feita com carne suína nobre, a cracóvia é um embutido produzido desde a década de 1960 por descendentes de imigrantes ucranianos. O preparo leva alho, sal, pimenta e especiarias, e não pode ser congelado. Após embalada, passa por um processo de defumação e um resfriamento de no mínimo 12 horas.
A busca pelo selo começou ainda em 2020, através de uma iniciativa do Sebrae/PR em parceria com a Prefeitura Municipal, que resultou na fundação da Assossiação dos Produtores de Embutidos de Prudentópolis (Apep). O pedido de Indicação Geográfica foi feito pela Apep em setembro de 2023, após a realização de pesquisas que comprovam a importância da cracóvia de Prudentópolis para a formação cultural do Paraná.
“Esse selo reforça não apenas a qualidade e a autenticidade do nosso produto, mas também evidencia a força do associativismo na valorização da cultura local e no fortalecimento da economia regional. A união dos produtores foi fundamental para alcançarmos esse marco, garantindo que a Cracóvia de Prudentópolis seja reconhecida e apreciada em todo o País, com a chancela de sua origem e excelência”, cita Marcos Machulek, presidente da Apep.
Com a conquista do selo, a Associação deve continuar trabalhando para trazer visibilidade e valorização ao produto. Para a consultora do Sebrae/PR Mariana Santana Scheibel, a IG é um passo importante para o fortalecimento da tradição local.
“O estudo para a busca da IG para a Cracóvia de Prudentópolis comprovou a notoriedade do produto, sua fama, a delimitação geográfica, entre outros fatores. Os produtores já estavam organizados, seguindo o Caderno de Especificações Técnicas, mas o reconhecimento por parte do INPI coloca o Município no radar das IGs, agregando ainda mais valor à Cracóvia”, explica.
Indicações Geográficas
Com esse reconhecimento, o Brasil chega a um total de 127 IGs, sendo 98 delas na modalidade indicação de Procedência (IP) e 29 na modalidade Denominação de Origem (DO). A cracóvia de Prudentópolis já é segunda Indicação Geográfica reconhecida no Paraná em 2025. No último dia 14, o Inpi também concedeu o selo às broas de centeio de Curitiba.