Bom Gourmet
Chef brasileira assume a cozinha de restaurante do Museu do Louvre, em Paris
A chef brasileira Alessandra Montagne, de 41 anos, é a nova comandante de um dos restaurantes do Museu do Louvre, em Paris. O anúncio foi feito pelo Musiam Paris, de Alain Ducasse, vencedor da concorrência para cuidar da operação de todos os restaurantes do museu nos próximos dez anos.
Carioca do Morro do Vidigal, filha de uma empregada doméstica, ela é chef das casas Nosso e Tempero, na capital francesa.
"É uma honra ser selecionada para criar a nova experiência gastronômica do Louvre", escreveu Alessandra em suas redes sociais. "Agradeço calorosamente ao chef e mentor Alain Ducasse por esta maravilhosa oportunidade", completou.
Com apenas oito dias, Alessandra foi entregue pela mãe aos avós paternos, que a criaram em Poté, cidade pequena no interior de Minas Gerais. A chef migrou para a França em 1999 para estudar francês na universidade de Sorbonne e decidiu ficar. Lá, iniciou sua carreira na gastronomia realizando jantares e, mais adiante, seguiu para a cozinha profissional da escola de hotelaria Jean Drouant, onde obteve o Certificado de Competência Profissional (CAP) em confeitaria e culinária.
Nesta nova etapa, ela se junta aos padeiros Pascal Rigo e Arnaud Chevalier, à chef confeiteira Jessica Prealpato, eleita a melhor do mundo em 2019, e aos chefs estrelados Michelin Florent Ladeyn e Viven Durand.
Neste ano, Alessandra lançou o livro De Rio a Paris, Ma cuisine de Coeur, seu primeiro livro, em que conta sua história e traz receitas francesas e brasileiras.