Bom Gourmet

Cerveja paranaense é eleita a melhor do Brasil em competição

Bom Gourmet
30/10/2025 14:59
Thumbnail

Crédito: Divulgação

A Frutopia, cerveja artesanal produzida no Paraná, foi a grande campeã da 5ª Copa Cerveja Brasil, competição realizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) na última quinta-feira (23). O rótulo surgiu de uma parceria entre as cervejarias Yellow Bird Brewery, de Pinhais, e a Hespanha Brewery, de Paranaguá.
Ao todo, 823 rótulos foram avaliados por cerca de 100 jurados de todo o país. Esta edição da copa reuniu representantes de 22 estados e do Distrito Federal em 18 categorias, com prêmios para primeiro, segundo e terceiro lugar.
A Frutopia foi medalha de ouro no Best of Show, principal premiação da noite. A medalha de prata ficou com a Pilsen com Café, da Cervejaria Louvada, de Cuiabá (MT), seguida da Kaptain Lisa, da cervejaria Stannis, de Jaraguá do Sul (SC), com o bronze.
A cerveja paranaense é uma sour, estilo com sabor mais ácido. A Frutopia é acidificada com lactobacilos e, depois do processo de fermentação, recebe polpa de morango e amora e suco de tangerina e limão. Ao todo, a produção leva cerca de 30 dias.
"É mais do que uma conquista, é a confirmação de que estamos no caminho certo", explica Hudson Silva, proprietário da Yellow Bird. "Depois da divulgação do prêmio, o que tinhamos em estoque foi vendido em dois dias. O próximo lote, que deve ficar pronto em 10 ou 15 dias, também já foi todo vendido", conta.
Quem deseja provar o rótulo poderá o encontrar na loja da fábrica da Yellow Bird, a partir da semana que vem. A cerveja também estará disponível no Beer Pork, evento que acontece em Pinhais nos dias 8 e 9 de novembro, e no Festival da Cultura Cervejeira Artesanal, que acontece em Curitiba, na Praça Afonso Botelho, nos dias 15 e 16 de novembro.
Durante a cerimônia, também foram revelados os vencedores da 4ª edição do Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Lata de Alumínio (Abralatas). A Super Kunk IPA e a Mango Sour Dream, da curitibana Fumaçônica, dividiram o pódio em segundo e terceiro lugar, respectivamente. A campeã da premiação foi a Massala Red, da Go Brew Cervejaria Artesanal, de Anápolis (GO).