Bom Gourmet
5 pratos que representam Curitiba
Curitiba completa 324 anos no dia 29 de março e como não há comemoração sem bons quitutes, o Bom Gourmet selecionou cinco pratos que são a cara da cidade. Conheça as cinco comidas mais representativas da “terra de muitos pinheiros”:
Carne de onça
Servida como petisco em bares com broa preta, este prato foi declarado patrimônio de Curitiba em 2016. O nome pode assustar alguns viajantes: dá para colecionar casos de gente que acreditou que a carne usada no preparo é mesmo do grande felino. Mas nada mais é que carne bovina crua, geralmente patinho e coxão mole, moída algumas vezes antes de servir e geralmente temperada em frente ao cliente. Pode levar desde os clássicos alho e cebola com pimenta-do-reino e cheiro-verde como aceto balsâmico ou azeite de oliva e especiarias. O Prêmio Bom Gourmet, nas edições 2014 e 2015, teve uma categoria específica para esta iguaria no Sabor Popular.
Pão com bolinho
A combinação é um hit dos bares e ganhou até um festival próprio: pão francês, bolinho de carne e cheiro-verde, se o freguês quiser e a casa oferecer. Talvez leve queijo ou maionese e outros ingredientes de acordo com a tradição do local. Sérgio Medeiros, autor do site Curitiba Honesta, organiza anualmente o Festival do Pão com Bolinho, em que dezenas de estabelecimentos preparam uma combinação especial vendida pelo preço unitário.
***
Massas
A Via Gastronômica de Santa Felicidade é um dos endereços que todo turista coloca no roteiro quando vem a Curitiba. O bairro reúne os principais e mais antigos restaurantes de descendentes de italianos de Curitiba, com pratos com nhoque, espaguete, rondelli, cappelletti e outras “dobraduras” de massa. Hoje, não tem um bairro em Curitiba que não tenha um restaurante de massas. Na categoria Massas do Prêmio Bom Gourmet, o prato mais votado pelos jurados é o Conchiglia di gamberi à San Marino do restaurante Barolo, que venceu nos anos de 2011, 2012, 2014, 2015, 2016.
<div class="embed-receitas" data-link="https://bomgourmet.com/bomgourmet/receitas-pratos/pappardelle-ao-ragu/" data-image-url="https://media.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/2017/03/preview-capa-massas-la-_let0234-99077910.jpg" data-image-width="246" data-image-height="195" data-title="Pappardelle ao ragu" data-author="por Délio Canabrava" data-yield="Rendimento: 4" data-plates="Tipo de prato: carnes, massas" data-menu="Menu: prato principal" data-occasion="Ocasião: dia a dia" data-time="Tempo total de preparo: 2h15" data-prepare="preparo / médio" >
<div class="embed-receitas" data-link="https://bomgourmet.com/bomgourmet/receitas-pratos/lasagna-bolognesa/" data-image-url="https://media.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/2017/03/preview-capa-massas-la-_let0003-99077910.jpg" data-image-width="254" data-image-height="195" data-title="Lasagna Bolognesa" data-author="por Guilherme Guzela" data-yield="Rendimento: 6" data-plates="Tipo de prato: massas" data-menu="Menu: prato principal" data-occasion="Ocasião: dia a dia" data-time="Tempo total de preparo: 1h30" data-prepare="preparo / médio" >
***
Mignon
O renomado chef Celso Freire nunca se esqueceu de um conselho que recebeu no início de sua carreira: “Há mais de 25 anos, o dono de um hotel me disse, “O curitibano gosta de camarão grande e mignon alto’”, relembrou o chef na reportagem de capa do Bom Gourmet “Mignon, o queridinho do curitibano”.
Dos anos 1980 em diante, a preferência segue inalterada. Há quem diga que mesmo um restaurante de alta cozinha deveria manter em seu cardápio um prato com este corte, para que as opções agradem a todos. Entenda os cortes feitos com esta peça da parte traseira do boi, com pouca gordura, nada de músculo e muita suculência.
<div class="embed-receitas" data-link="https://bomgourmet.com/bomgourmet/receitas-pratos/estrogonofe-de-file-mignon/" data-image-url="https://media.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/2017/03/210-99077910.jpg" data-image-width="271" data-image-height="149" data-title="Estrogonofe de filé mignon" data-author="por Por Clara Chao Decock, proprietária do restaurante Ile de France" data-yield="Rendimento: 2" data-plates="Tipo de prato: carnes, molhos" data-menu="Menu: prato principal" data-occasion="Ocasião: dia a dia" data-time="Tempo total de preparo: 30 minutos" data-prepare="preparo / fácil" >
<div class="embed-receitas" data-link="https://bomgourmet.com/bomgourmet/receitas-pratos/medalhao-de-mignon-ao-molho-mostarda/" data-image-url="https://media.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/2017/03/almooemfamliaarmkaminskifz-1-99077910.jpg" data-image-width="271" data-image-height="181" data-title="Medalhão de mignon ao molho mostarda" data-author="por Camila Kaminski" data-yield="Rendimento: 10" data-plates="Tipo de prato: carnes" data-menu="Menu: prato principal" data-occasion="Ocasião: Almoço em família, dia a dia" data-time="Tempo total de preparo: 2h30" data-prepare="preparo / fácil" >
***
Pão com vina
Atire a primeira vina quem nunca parou para comer um cachorro-quente no carrinho de rua ou em uma das dezenas de casas especializadas no sanduíche. A rede Au-Au, uma das mais antigas de Curitiba, aliás, completou 43 anos com 25 unidades na capital paranaense. A unanimidade é tanta que a Gazeta do Povo e o Bom Gourmet promovem a Vinada Cultural todo ano, uma festa em que os principais dogueiros de Curitiba se reúnem para preparar sua especialidade.
***