Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Moeda celebra as riquezas gastronômicas da região da Puglia
A primeira moeda da série "Cultura Enogastronômica Italiana" da Coleção Numismática 2022, da Casa da Moeda e do Ministério da Economia e Finanças da Itália, homenageia a região da Puglia, no Sul do país, seu vinho Primitivo e o macarrão Orecchiette (orelhinha). A moeda para ser colecionada em cupro níquel tem o valor nominal de 5 euros e uma tiragem limitada de 15 mil peças.
Em um dos lados, se vê a imagem do famoso Trullo, da cidade de Alberobello, conhecida mundialmente pelas casinhas brancas com telhado piramidal circular de pedra e reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco; uma oliveira, outro símbolo da Puglia, além do Pumo di Grottaglie, um dos produtos mais representativos do artesanato local feito em cerâmica.
No verso, a homenagem é toda dedicada à gastronomia da região com suas comidas e produtos vitivinícolas típicos: pão de Altamura, orecchiette, macarrão em forma de orelhinha, um ramo de oliveira e um copo de vinho Primitivo.
A moeda, como todas as outras obras da Coleção Numismática 2022, pode ser adquirida no site da Casa da Moeda Italiana - www.shop.ipzs.it - ou no "Spazio Verdi", localizado na Piazza Verdi 1, em Roma.