The Next Chef
Último semifinalista do The Next Chef é selecionado! Saiba como foi o jantar eliminatório e o que vem por aí
Recriando clássicos franceses, o chef André Zioli venceu o quarto jantar eliminatório do The Next Chef e se tornou, assim, o semifinalista que faltava na competição, que agora parte para suas duas últimas fases.
Com patrocínio da Romanha Alimentos e Gold Food Service, a competição do Bom Gourmet busca novos talentos da gastronomia local. Na noite desta segunda-feira (20), Zioli venceu seu xará, André Bergamo, em jantar realizado no Koré Gastronomia, do Qoya Hotel, por 2.336 pontos contra 1.897.
Sob o tema “Estrelas da gastronomia em constelação explorando o cosmos através do paladar”, proposto pela Gold Food Service, os participantes foram provocados a usar e abusar de suas referências gastronômicas e de misturar às suas próprias criações o legado de importantes nomes do segmento. O resultado foi uma experiência inesquecível tanto para quem provou e avaliou os pratos quanto para os dois chefs em disputa. “Aprendemos bastante para o serviço, sobre a competição, agora estamos prontos para a próxima fase”, conta Zioli, que atualmente cozinha no Grand Mercure.
Os convidados provaram o snack de patê en croute, um terrine de carne de porco, frango e pistache com demi-glace suíno, e o cassoulet caldoso do Sertão, com feijão branco carne seca, arroz de frango e linguiça artesanal de ervas acompanhado por pão de sal. Este foi o menu de Zioli, que misturou aos conhecidos pratos franceses ingredientes tipicamente brasileiros e que conquistou o coração do público, grande avaliador do The Next Chef.
Em uma noite harmonizada com vinhos Salton da Dinho Distribuidora, que também ofereceu Aperol Spritz como welcome drink, o prato principal do chef vencedor foi harmonizado com o espumante Evidencie Rosé, um rosé de corpo médio, fresco e com boa acidez para combinar com a untuosidade da linguiça e a suavidade do feijão branco presentes no cassoulet.
Já Bergamo criou uma fusão entre duas de suas inspirações: a cozinha oriental e a brasileira. Como entrada, ele serviu vinagrete trufado de cogumelos fermentados, um mix de cogumelos fermentados naturalmente, tomates assados, gema de codorna, azeite trufado e farofa de pinhão. O prato principal foi um curry de tucupi com leite de coco e tobanjan, ovas de bagre sobre cama de cará e crocante de nori, harmonizado com o Salton Paradoxo Riesling, que trouxe o frescor e a acidez do vinho branco em combinação com a cremosidade e leveza do tucupi.
Apesar de não ter passado para a próxima fase, ele destaca o valor da experiência em uma competição: “Foi maneiro, sempre tento trazer uma coisa nova para me provar. Ganhando ou perdendo, quero trazer novidades”. Pela acidez elevada e refrescância, Bergamo, que é ex-chef do Punk Cuisine, definiu seu cardápio como um soco na cara.
Para adicionar uma camada a mais de desafio e de regionalização da gastronomia, os chefs foram provocados a incluir em suas criações um ingrediente muito querido dos paranaenses e que está em plena época: o pinhão. Ele marcou presença na farofa da entrada de Bergamo e se sentiu francês no cassoulet de Zioli. As entradas de ambos os menus foram acompanhadas pelo espumante Salton Ouro Brut, refrescante e persistente. A sobremesa, uma torta de chocolate com pitaya, ficou por conta do Koré Gastronomia.
Participação do público
Sentar em uma mesa de restaurante para apreciar bons pratos está no cotidiano dos amantes da gastronomia. Porém, ocupar o papel de avaliador e crítico não é algo que costuma fazer parte dessa experiência. Por isso, a experiência do público no The Next Chef é única. Mais do que gostar ou não gostar, faz parte da vivência sentir com mais atenção as texturas, sabores, combinações e até a apresentação para, ao final, dar seu veredicto.
Para Ozeias Oliveira, proprietário e diretor da Gold Food Service, a participação do público é o ponto principal do evento. “Fico muito feliz com a forma como esse evento está sendo feito porque tira a desconfiança de que tem algum tipo de condução ou de indução nesse tipo de competição. Aqui você tem o público decidindo em um ambiente absolutamente democrático”, destaca.
Os participantes são orientados a acessar uma página de votação ao final do jantar e avaliam cada prato a partir de cinco critérios: sabor, apresentação, criatividade, técnica e serviço. As notas que seguem os critérios vão de 1 a 5, do ruim ao surpreendente, passando por regular, bom e muito bom.
Viviane Alencastro Silva, uma das juradas desta quarta eliminatória, é apreciadora da boa gastronomia e nunca tinha participado de nada parecido. “Não somos chefs, então fazer uma avaliação técnica do prato de um profissional foi algo novo. Gostei muito da experiência, bom para conhecer novos sabores, ingredientes e também para interagir com outras pessoas”, comenta.
Próximas fases
Agora, concluída a etapa eliminatória, o The Next Chef muda de fase e, em junho e julho, vai realizar os jantares das semifinais. Os semifinalistas se enfrentam em duplas que serão sorteadas ainda esta semana. Com novos temas e propostas, a emoção e o desafio aumentam a cada rodada da competição. “A gente sempre vai pensando nos preparos que temos afinidade e, depois de definido o tema, tentamos trazer esses preparos para dentro dele”, comenta Zioli sobre a preparação para a próxima fase.
Pela energia dos encontros e pela resposta de quem participa, Ozeias Oliveira considera que a disputa fica cada vez mais acirrada. “Sem dúvida nenhuma estamos afunilando o processo. O aumento da pressão sobre os classificados certamente vai se transformar em uma entrega ainda melhor para o público”, opina. Participe das próximas etapas, os ingressos serão vendidos pela plataforma Zet.
A grande final do The Next Chef acontece em setembro, após a revelação dos campeões do Prêmio Bom Gourmet deste ano.
O The Next Chef conta com o patrocínio de Romanha Alimentos e Gold Food Service e parceria de Porcelanas Germer e Aprons Chefwear. Também foram parceiros desta etapa a Spaccio Rar, Aurora, Dinho Distribuidora, Salton e Jandira.
Acompanhe no Bom Gourmet mais informações sobre os próximos jantares e novidades sobre a competição.
Você, empreendedor da gastronomia, faça parte do movimento que vai transformar Curitiba no destino de inverno!
O Festival Bom Gourmet que valoriza a boa gastronomia há mais de 10 anos, com menus completos, agora também estreia no inverno num formato diferente para valorizar cafés, brunchs, drinks, doces e o nosso tradicional café com pão. Chegou a vez dos cafés, bares, padarias, docerias, hamburguerias, pizzarias e claro, restaurantes, aquecerem o coração do curitibano dentro desse movimento de inverno que vai tomar conta de Curitiba em vários segmentos. Faça sua pré-inscrição e participe desse grande guia gastronômico: https://cadastro.circuitodeinverno.festivalbomgourmet.com.br/estabelecimentos