Thumbnail

Culinária na brasa: Alma RS apresenta sabores gaúchos e espírito do Rio Grande do Sul com ingredientes locais e técnicas apuradas.

Bom Gourmet

Situado na Melhor Pousada de Serra do Brasil, Alma RS leva o espírito gaúcho à mesa

Anderson Hartmann, especial para o Bom Gourmet
09/11/2023 21:40
O chef gaúcho Rodrigo Bellora assumiu uma missão ousada: mostrar a alma do Rio Grande do Sul. Para tanto, faz um convite à cozinha gaúcha refinada, destacando ingredientes frescos e criatividade culinária. Essa combinação se revela em todo o menu servido no Alma RS, restaurante assinado por Bellora e que fica na pousada Parador Cambará do Sul - eleita recentemente como a Melhor Pousada de Serra do Brasil em um concurso da revista Viagem & Turismo.
“Nossa cozinha tenta mostrar a alma do Rio Grande do Sul e do Sul do Brasil. Trabalhamos com o resgate de técnicas e receitas, aliado a uma apresentação mais contemporânea e com valorização de ingredientes e produtores. A cozinha do Alma RS é uma cozinha de natureza sulista, onde a gente mostra desde as influências das imigrações nesta construção gastronômica do Sul, até as nossas raízes ancestrais e de povos originários. Conexão e fusão de técnicas, influências, texturas, aromas e sabores”, revela o chef.
Essa abordagem une o respeito pela tradição e a valorização dos sabores locais com a criatividade culinária moderna, resultando em pratos que contam uma história por meio da comida. É uma maneira de apreciar a riqueza da cultura alimentar dos Campos de Cima da Serra e de se reconectar com a autenticidade dos sabores da cozinha gaúcha.
 Respeito pela tradição e valorização dos sabores locais: Alma RS tem pratos que que contam uma história por meio da comida.
Respeito pela tradição e valorização dos sabores locais: Alma RS tem pratos que que contam uma história por meio da comida.
Carpaccio de frescal, queijos serranos, ovo molet, cogumelos selvagens, pinhão, matambre, costela, milho são alguns exemplos de ingredientes que compõem a fusão dos pratos. Tudo feito para ser apreciado a passos lentos, numa combinação que envolve regionalidade, sazonalidade, técnicas culinárias contemporâneas e ancestrais, forno à lenha e, claro, o trabalho direto no fogo.
Dessa forma, o restaurante Alma RS oferece um menu sazonal enraizado na gastronomia sulista, feito diretamente no calor do fogo da parrilla e do fogão à lenha na cozinha. Os apreciadores do tradicional churrasco preparado no fogo de chão, aliás, têm encontro marcado todas às quartas e sábados no Parador Cambará do Sul.
Esse é um dos eventos promovidos pela pousada em parceia com o Alma RS. Sempre ligados às tradições culinárias gaúchas e aos ingredientes locais, esses eventos são abertos ao público. Do Corte ao Fogo, O Despertar dos Cogumelos, O Curioso Mundo dos Queijos, Imersão nas Galáxias e Revolução Farroupilha são alguns deles. Para saber mais detalhes, consultar datas e valores, acesse o site do Parador.

A pousada onde mora o Alma RS de Rodrigo Bellora

Aninhado em uma fazenda próxima ao Parque Nacional dos Aparados da Serra e ao Canyon Itaimbezinho, o Parador Cambará do Sul oferece 28 acomodações. A maioria delas reflete a essência dos mais conceituados lodges sul-africanos.
A proposta é oferecer uma vivência de acampamento com um toque de conforto. E, claro, se lambuzar com as delícias da equipe do chef Bellora em meio a um dos lugares mais bonitos do Rio Grande do Sul. Atenção à carta de vinhos, que garimpa rótulos únicos e enaltece a qualidade nacional e, claro, regional.
*Anderson Hartmann viajou a convite do Parador Cambará do Sul e da B4Tcomm.