Receitas e Pratos
Descubra como harmonizar pipoca com vinho
Nesta sexta-feira, 11 de março, é o Dia Nacional da Pipoca. Para comemorar o dia, que tal combinar pipoca e vinho? Sim, é possível harmonizar pipoca com vinho. A sommelière Cibele Siqueira, do clube de assinaturas de vinhos Wine, passou algumas dicas para fazer essa combinação.
A data pode parecer inusitada, mas a homenagem é justa. O Brasil está entre os três maiores produtores mundiais de milho de pipoca e consumo interno corresponde à produção. Somos o segundo maior mercado consumidor de pipoca do mundo, segundo pesquisa da Maia Research publicada em 2018.
Agora, escolha seu sabor de pipoca favorito e veja com qual vinho ele dá o match perfeito.
Pipoca com lemon pepper
Aqui vale combinar com os toques cítricos e herbáceos da Sauvignon Blanc. Uma sugestão é o vinho La Combe Dor I.G.P. Pays dOc Sauvignon Blanc 2020. O rótulo tem um estilo versátil e boa acidez.
Pipoca amanteigada
A dica é seguir com um Chardonnay, como o Nattitude Gran Reserva Chardonnay 2020. Com seu amadurecimento de seis meses em barricas e mais seis meses em garrafa, esse vinho ganhou complexidade e untuosidade perfeitas para equilibrar o paladar.
Pipoca com sal
Aposte em um rótulo branco com boa acidez, refrescante e de corpo leve. Uma sugestão é o Ballade Riesling 2020.
Pipoca com bacon
Esse é o sabor de pipoca característico de Curitiba. Para essa combinação de pipoca e bacon, vá com um tinto leve e frutado para harmonizar. Fácil de beber e com boa acidez para contrapor a gordura do bacon, o Coq Licot Vin de France Merlot Cabernet 2020 é a sugestão.
Pipoca doce
Pipoca doce caramelizada, quem resiste? Para harmonizar, a sugestão é aposta e um espumante delicado e refrescante. Nesse sentido, o Espumante Dadá de Finca Las Moras Nº 7 White Sweet 2021 é perfeito para acompanhar essa delícia.