Bom Gourmet
Quer levar uma lembrança depois de uma refeição? Prato da Boa Lembrança atinge cidades de todo país
Já pensou levar uma lembrança depois de uma boa refeição? Essa é a proposta da ARBL – Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança –, que em 2023, conta com 82 restaurantes associados em diversas regiões do país. O cliente leva um prato exclusivo de cerâmica do restaurante depois de comer a refeição em destaque no cardápio de um dos estabelecimentos associados.
Com quase 30 anos de história, a Boa Lembrança, nascida em 1994, em Petrópolis (RJ), tem o objetivo de promover a gastronomia brasileira e buscar novas maneiras de apoiar e dar visibilidade aos restaurantes. Propõe também alavancar a diversidade do setor por meio da valorização das características da culinária regional e do associativismo.
Neste ano, no Paraná, estão entre os associados os restaurantes curitibanos: Cantina do Délio, Chalet Suisse, Ernesto Ristorante e Quintana Gastronomia, além do Villa Morretes, em Morretes, e Restaurante Girassol, na cidade de Palmeira. Desde 2012, o chef e restaurateur Délio Canabrava, proprietário da Cantina do Délio e diretor da região Sul e Sudeste da ARBL, vende em torno de 2 mil pratos por ano. Cada peça possui um desenho original e exclusivo feito à mão, em Petrópolis (RJ). “O restaurante oferece uma receita e um desenho que pode ser sugerido ou até mesmo feito pelo próprio dono do restaurante”, afirma.
Canabrava comenta que, ao longo dos anos, desde que é membro da associação, os pratos de maior sucesso são de pinturas em homenagem à capital paranaense. Entre os desenhos, os pontos turísticos de Curitiba, como o Museu do Oscar Niemeyer, Ópera de Arame e Jardim Botânico foram algumas das peças que tiveram maior saída, já que a maioria do público do Boa Lembrança na Casa do Délio, segundo o restaurateur, é constituído por turistas.
Como cada restaurante associado possui pratos com um desenho original e exclusivo, o consumidor leva para casa uma lembrança da experiência gastronômica vivenciada. É o que relata Anesio Fassina, que começou a colecionar as peças da Boa Lembrança em meados dos anos 2000 e, hoje possui cerca de 2300 pratos da coleção pendurados nas paredes de sua propriedade particular, em São Paulo. Para ele, colecionar as peças de cerâmica, é uma maneira de reforçar a lembrança do restaurante e da cidade visitada, além de ter um valor também afetivo.
“A motivação em colecionar é muito mais do que o prato em si. Eu nunca vou sozinho ao restaurante. Eu sempre vou com amigos e família. Na mesa você também cria amizades, você reforça o amor”, relata Fassina.
O colecionador, engenheiro de formação, é autor do livro “Pratos da Boa Lembrança”, onde além de trazer as receitas de cada um dos restaurantes membros da ARBL, apresenta 2.150 ilustrações dos pratos de cerâmica tematizados e pintados artesanalmente, trazendo um retrato da gastronomia do país e seus regionalismos.
Para Fassina, é difícil escolher o prato mais especial. “Tem
vários pratos que me marcaram, é como perguntar qual amigo preferido, não tem
como. Todos trazem recordações maravilhosas”, comenta.
vários pratos que me marcaram, é como perguntar qual amigo preferido, não tem
como. Todos trazem recordações maravilhosas”, comenta.
Segundo informações que constam no site da ARBL, já foram fabricados mais de um milhão e duzentos mil pratos da Boa Lembrança. “Ele é o principal produto da Associação e tem sua importância ao cumprir uma missão: por meio de sua representação figurativa deixar na memória do consumidor uma experiência gastronômica única” (Informações do site da Associação de Restaurantes da Boa Lembrança).
Como os restaurantes fazem para participar
Para se tornarem membros da Associação de Restaurantes da Boa Lembrança, os proprietários dos restaurantes devem estar à frente do negócio, ou seja, presentes nas atividades diárias do estabelecimento, além de terem no mínimo 5 anos de funcionamento. Outro critério é não estarem inseridos no segmento de fast food. Uma vez que esses requisitos sejam cumpridos, podem realizar um pedido formal de adesão na secretaria da ARBL, juntamente com os documentos solicitados pela instituição.
Em um segundo momento, os restaurantes irão receber visitas em anonimato de um diretor da área para avaliar aspectos relacionados ao atendimento, qualidade do serviço, limpeza e apresentação. Após aprovação do conselho de diretores da associação, o restaurante paga R$ 3 mil para ser um associado e, uma mensalidade de R$ 300 reais. As adesões acontecem anualmente no Congresso da ARBL, no segundo semestre de cada ano.
O evento é itinerante e acontece em diferentes cidades. Em 2023, ocorre entre os dias 25 e 27 de setembro, em Florianópolis (SC) e, prevê reunir cerca de 150 pessoas.
Mais sobre a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança
Fundada em 1994 pelo chef italiano Dânio Braga, a ARBL é uma versão brasileira do Unione Ristoranti del Buon Ricordo, nascida em 1964, na Itália. No Brasil, a associação possui membros na maioria das regiões do país, contando com uma rede de chefs e empresários de grande representatividade.
Serviço:
Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança
Whatsapp: (51)
99472-8480
99472-8480
Para conferir os restaurantes membros da ARBL, em Curitiba, e em outras cidades do país, acesse o site da Boa Lembrança.
Caso o restaurante queira ser um associado, as informações constam aqui.