Prêmio Bom Gourmet
Conheça a trajetória da “embaixadora” da gastronomia italiana em Curitiba
Faria tudo de novo, capiche?
Erminia Caliceti é uma espécie de embaixadora da cultura e da gastronomia italiana em Curitiba. Ouvi-la contar histórias, desde sua chegada ao Brasil com a família, aos 14 anos, em 1963, até a inauguração de seu Caliceti di Bologna, no Batel, é como uma aula de cultura e de costumes autenticamente italianos. Entre diversos ‘ecco’, ‘capiche’, ‘piano piano’, ‘va benne’ e os gestos com as mãos, tão característicos, ela conta como conduz o empreendimento iniciado em outubro de 1972, acompanhando cada detalhe de perto. Tudo com o auxílio mais do que luxuoso dos irmãos Alberto e Pompeo. Sua entrega ao trabalho e sua contribuição inegável à gastronomia de Curitiba faz de Erminia uma das homenageadas do Prêmio Bom Gourmet 2023.
“Minha mamma, foi ela que teve a coragem e a ousadia de, em vez de colocar a mão na terra, como fizeram os Vêneto, de Santa Felicidade, colocar a mão na massa, e até hoje continuamos essa tradição”, conta, enquanto mostra uma página de jornal com a foto da mãe Onelia Caliceti, a quem cita diversas vezes em uma hora de conversa.
Foram as lições da mamma, que não era de muitos elogios, que ajudaram a fazer do restaurante uma referência não só em comida, mas também em cultura italiana. Dona Onelia fazia questão de, por exemplo, ensinar aos clientes que a massa não estava crua, e sim al dente, o ponto correto para saboreá-la. Ou então orientar que os talharins imensos feitos e servidos no restaurante não deviam ser cortados, mas enrolados com o auxílio de uma colher. Algo que fazia com suavidade e educação, mesmo a contragosto do marido.
Um restaurante na palma da mão
Erminia cuida de todos os aspectos do restaurante. Sabe exatamente onde tudo está ou precisa estar. Chega cedo (mora no sobrado anexo ao restaurante), acompanha a entrada e os primeiros movimentos de sua equipe, hoje com 30 funcionários, conhece cada detalhe da cozinha. Quer saber se copos, taças, talheres, guardanapos estão todos em ordem, se falta alguma coisa, se o salão está pronto para receber os clientes. Para não deixar passar nada, deixa uma caderneta em uma mesinha ao lado da cama onde anota pendências para resolver no dia seguinte.
Erminia não se casou. Dedicou-se ao negócio da família e, aos 74 anos, segue firme à frente da cozinha do restaurante com uma disposição invejável. Os irmãos cuidam da parte administrativa. “Foi um sacrifício grande, ‘ma’ faria tudo de novo”, afirma.
Um vencedor do Oscar e um jovem prefeito
A dedicação ao trabalho gera resultados. Somado ao reconhecimento no circuito gastronômico local, o Caliceli di Bologna recebeu, em 1998, um vencedor do Oscar. Quando esteve em Curitiba naquele ano para filmar "Oriundi", longa-metragem do diretor brasileiro Ricardo Bravo rodado na cidade, o ator norte-americano Anthony Quinn gostava de ir à tarde ao restaurante, acompanhado da esposa italiana. “Conversávamos muito”, lembra Erminia. Outra personalidade recebida pelo restaurante foi Ricardo Pasquini, professor emérito da UFPR e pioneiro no transplante de medula óssea. E, no Ristorante Bologna, ainda antes do Caliceti, era o jovem prefeito Jaime Lerner que era visto fazendo refeições, o que ampliou a fama da casa.
“Sou como minha mãe, de poucas palavras, mas com o intuito de fazer sempre melhor”, diz. De tudo o que mais gosta do trabalho, que se mistura à vida, Erminia cita o jardim, localizado na parte de trás do restaurante, onde ela relaxa ao cuidar das plantas, acompanhada pela pastora alemã Frida. Gosta também de ensinar. “Gostaria de transmitir tudo o que eu sei, ensinando a fazer as coisas da melhor maneira.
Serviço
ONDE: Caliceti di Bologna - Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1365 – Batel
TELEFONE / WHATSAPP: (41) 3223-7102
ATENDIMENTO: segunda a sábado (fecha às terças), das 12h às 14h e das 18h às 23h; domingo, das 10h às 15h.
@calicetidibologna
TELEFONE / WHATSAPP: (41) 3223-7102
ATENDIMENTO: segunda a sábado (fecha às terças), das 12h às 14h e das 18h às 23h; domingo, das 10h às 15h.
@calicetidibologna