Bom Gourmet
O que funciona em Curitiba dará certo no resto do país? Segundo episódio do Na Mesa com Dani fala sobre expansão
O que dá certo em Curitiba vai, necessariamente, funcionar para o resto do Brasil? Os empresários Zé Netto e Raphael Zanette bateram um papo com a criadora de conteúdo e colunista do Bom Gourmet, Dani Machado, para ajudar a responder a essa pegunta. Donos das redes Porks e Vino!, respectivamente, os empreendedores foram os convidados do segundo episódio do videocast Na Mesa Com Dani.
Disponível no canal do youtube do Bom Gourmet, e em breve nas plataformas de áudio, o Na Mesa com Dani é um bate-papo quinzenal sobre os temas que envolvem a gastronomia. No episódio de estreia, Dani Machado recebeu o chef Guilherme Guzela e o restaurateur Eduardo Feliz para discutir o papel do crítico gastronômico. Agora, foi a vez de jogar luz sobre um dos desafios de empreender na gastronomia: expandir para além da sua cidade base.
Dono da rede Vino!, com 30 lojas em todo o Brasil, Raphael Zanette destacou os desafios logísticos que um país de tamanho continental como o Brasil impõe a quem tem operações em diversas regiões. "O desafio do Brasil é a logística. Por exemplo, todo o vinho do Vino! chega por Paranaguá e é distribuído para o resto do país. Para Manaus, ele demora 30 dias para chegar. Isso já faz a lógica de operação mudar lá. Essas são adaptações que temos que ir fazendo e vamos aprendendo na prática", disse.
Também convidado desse episódio, Zé Netto destacou a importância de confiar no conceito da marca para saber quando se adaptar, ou não, aos costumes de cada local. "O principal problema é quando o próprio franqueado não tem convicção do negócio que ele adquiriu", sentenciou. Hoje são 53 franquias da rede Porks espalhadas pelo Brasil.
Confira o episódio completo do Na Mesa Com Dani!