Bom Gourmet
Sucesso do negócio passa por ambiente leve, remuneração e qualidade dos produtos, diz dono do Porks
Patrícia Lourenço, head do FoodCo., e empresário José Araújo Netto durante a sétima edição do FoodCo. Experience, na manhã desta terça-feira (1). Gabriel Faria
A sétima edição do FoodCo. Experience, na manhã desta terça-feira (1), levantou a importância da gestão de negócios no ramo da gastronomia. José Araújo Netto, proprietário do Porks, Quermesse e Bar do Açougueiro, comentou sua trajetória e trouxe dicas para empresários do setor que buscam sucesso nos negócios.
“O grande risco de crescer rápido é que você não tem domínio das variáveis do seu negócio, então muitas lojas podem fechar. Para contornar isso, você precisa ser maleável, estar próximo dos seus franqueados e entender as dificuldades enfrentadas”, afirma Netto.
Para o empresário, cultivar um ambiente de trabalho leve, remunerar funcionários em dia e prezar pela qualidade do produto são pontos fundamentais para o sucesso de uma empresa.
Na hora de escolher franqueados, Netto ressalta a importância de apresentar os pontos negativos do negócio. “Fazer a não-venda é a parte mais importante. Faça a entrevista ressaltando o que pode dar errado. Se ainda assim a pessoa quiser continuar, é aí que faço a escolha”, ressalta.
“Todos procuram a mina de ouro, querem ficar ricos. Mas isso é um por cento. A gastronomia pode te dar uma boa estabilidade, é um trabalho de longo prazo. Para ter sucesso, você precisa de paciência”, conclui.
Com colaboração de Gabriel Faria.