Festival Bom Gourmet
Festival Bom Gourmet leva sustentabilidade para casa dos consumidores
Apontar a câmera para um QR code, preencher um cadastro e pronto, o consumidor que aprecia o Festival Bom Gourmet em Curitiba estará habilitado a participar de uma cidade mais sustentável. Como? Aprendendo e usando o serviço da Composta+ que destina os resíduos orgânicos para a compostagem, evitando que eles sejam enviados para os aterros sanitários.
A startup, que desde 2018 atua no segmento em Curitiba e Região Metropolitana, é a principal parceira da 17ª Edição do Festival Bom Gourmet, que acontece até o dia 26 de março, e está oferecendo um período de degustação do serviço para todos os consumidores que passarem por um dos 79 restaurantes que participam do Festival Bom Gourmet. Em todas as mesas das casas, há um triedro com o QR code da ação. Basta escanear e seguir os passos do cadastro.
É uma ação de conscientização sobre a importância da gestão correta dos resíduos orgânicos, incentivando a população a adotar práticas mais sustentáveis em sua rotina alimentar.
“Os clientes do Festival terão um teste grátis residencial por 15 dias, com duas coletas gratuitas”, comenta o sócio-fundador da emrpesa Théo Branco.
O consumidor receberá em casa um kit com um balde especial com fechamento reforçado, sacola compostável feita de amido de milho e folder com orientações sobre o destino correto de orgânicos. Durante os 15 dias da degustação, serão feitas duas coletas e, caso o cliente deseje seguir com a assinatura, receberá as instruções da equipe da Composta+.
Há modelos de assinatura com coleta residencial quinzenal ou semanal; com um, dois ou três baldinhos. Assinantes do serviço, recebem como benefício 1 muda de hortaliça ou tempero todos os meses e 1 kg de adubo orgânico. As assinaturas custam a partir de R$ 59,90.
Festival mais sustentável
Desde o começo do evento, no dia 3 de março, os restaurantes participantes do 17º Festival Bom Gourmet estão sendo incentivados a adotar práticas sustentáveis em suas cozinhas, como a redução do desperdício de alimentos e a separação adequada dos resíduos orgânicos. A Composta+ realiza em todos os estabelecimentos uma capacitação, fornecendo as ferramentas necessárias para as casas poderem realizar a compostagem de seus resíduos de forma eficiente e segura.
Esta iniciativa contribui para a redução do impacto ambiental gerado pelo setor gastronômico e para o fortalecimento de uma cultura de consumo consciente e responsável. Ao final do processo, todos os leitores e consumidores do Festival, serão informados a respeito do impacto positivo gerado pela ação.
Nos quatro anos de mercado, a Composta+ evitou que mais de 5 mil toneladas de "lixo" orgânico fossem descartadas em aterros sanitários. A empresa atende mais de 400 empresas e já passou a marca de mil residências, trazendo conscientização ambiental e sustentabilidade na prática.
Conheça mais sobre a Composta+: https://compostamais.com/