Bom Gourmet
Manu Buffara apresenta Curitiba, o litoral do PR e a gastronomia local a jornalistas estrangeiros
As chefs Manu Buffara (à esquerda) e Vânia Krekniski em almoço com jornalistas estrangeiros no Limoeiro Casa de Comida. Montagem/Felipe Cruz
Se tem uma boa maneira de conquistar visitantes estrangeiros é com uma boa mesa, farta de preparos tipicamente brasileiros, ou das misturas de escolas gastronômicas que a culinária do país aprendeu a fazer como poucos. Adicionada à receptividade típica local, uma boa refeição acompanhada da melhor conversa é um jeito infalível de estreitar laços com pessoas de povos diferentes e apresentar traços da cultura brasileira. De certo modo, é o que a chef Manu Buffara propõe, desde 2018, quando começou a trazer jornalistas de diversas nacionalidades para apresentar a culinária paranaense e as diversas matizes que a compõem.
Entre os dias 17 e 21, Manu 'ciceroneou' a dupla de jornalistas Natalia Palácios, russa radicada em Paris há 25 anos, e Steve Steinfeld, da Cidade do Cabo, na África do Sul. Com Manu, foram a Paranaguá, onde visitaram locais importantes de conservação à natureza, como a região da Ilha Rasa, acompanhados pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS). Lá, puderam observar o trabalho de depuração de ostras. Em Curitiba, visitaram também o Mercado Municipal e as hortas urbanas.
"Sempre começo explicando um pouco da história do Brasil, e a tradução do Brasil", conta Manu. Em agosto, a chef teve seu restaurante inserido na lista dos 50 mais inovadores do mundo segundo o Worlds 50 Best. "Tem muita coisa parecida [com o que os estrangeiros conhecem], porque a gente é um país feito de imigração, né? Então eles veem muita conexão com a casa deles", ressalta.
Entre essas conexões, destaca Manu, estão pratos como o pierogi, que encontra raízes na Polônia e na Ucrânia, e até mesmo o barreado, que encontra semelhanças com o boeuf bourguignon, da região de Borgonha, ao leste da França, e a preparos vindos da Namíbia, no sudoeste da África.
Bom Gourmet esteve no almoço do dia 19 com os jornalistas estrangeiros no Limoeiro Casa de Comidas, bairro Cristo Rei, em Curitiba, onde Manu costuma levar os profissionais da imprensa internacional que convida para virem à cidade. O menu, preparado pela chef Vânia Krekniski, com participação da chef Rosane Radeck e o mestre parrilero Carlos Silva, foi pautado pelos preparos tipicamente paranaenses. Para aguçar o apetite, degustação com mates da Baldo, de São Mateus do Sul, interior do estado. Natalia e Palacios provaram chimarrão pela primeira vez.
No cardápio, palmito com pupunha de Morretes, caldeirada caiçara, massa recheada com queijo de cabra de Venceslau Brás, e carne na parrila. Tudo harmonizado com vinhos da vinícola Legado, de Campo Largo, da produtora Heloise Merolli. Entre os vinhos servidos, Flair Brut millésime 2018, o Sfizio Fiano 2022 e o Sfizio Fiano All’antica 2021, o Sfizio Cabernet Sauvignon 2022 e o Sfizio Merlot 2019.
"Fiz uma caldeirada típica daqui do litoral paranaense, com surumim, cambucu, siri, que é muito do nosso litoral, lula", explica Vânia. O prato foi servido com farofa de mandioca de Guaraqueçaba e farinha de milho branco feita em Bateias, em Campo Largo, e pimenta feita no próprio Limoeiro. O palmito de pupunha foi finalizado na brasa e recebeu molho carbonara feito apenas com gema de ovo, banha e guanciale de porco moura, ou o corte da papada suína. Rosane preparou o pão no bafo, iguaria tipicamente paranaense. O menu contou ainda com molho chimichurri feito com ervas e erva mate e um pão campeiro de Witmarsum.
Em novembro, Manu trará mais um time de jornalistas internacionais para conhecer, entre alguns lugares do Paraná, a Ilha do Mel, a cultura e os ingredientes e modos de preparo que compõem a gastronomia do estado.
Além do Limoeiro, o roteiro de Manu com os jornalistas incluiu também visitas ao MON, ao Mercado Municipal de Curitiba e à Horta Pantanal, uma viagem de trem a Morretes, e refeições no Quintana Gastronomia, Bon Vivant, K.sa, Restaurante Asu, Sambiquira, Empório do Largo e Hotel Suryaa.