Bom Gourmet
50 Best inclui curitibano Manu em ranking dos 21 restaurantes mais inovadores do mundo
O restaurante Manu, da chef Manu Buffara, é um dos restaurantes mais inovadores do mundo segundo ranking do World's 50 Best. Reprodução
O World's 50 Best, a lista mais desejada do mundo gastronômico, incluiu o curitibano Manu, da chef Manu Buffara, na lista dos 21 restaurantes mais inovadores do mundo. Todos os listados têm na bagagem o prêmio de Restaurante Sustentável, prêmio individual concedido pela organizadora aos restaurante que promovem ações de sustentabilidade social e ambiental em suas regiões. Manu recebeu a condecoração no ano passado, entre os restaurantes da América Latina.
Segundo a publicação, Manu não é apenas uma chef da alta gastronomia. "No restaurante, a maioria dos ingredientes é obtida por meio de uma ampla rede de pequena fazendas e artesão localizados a até 300km. Carne bovina não é servida desde 2019, e o menu é composto por 60% dos pratos à base de plantas", afirma. O ranking valoriza ainda o trabalho realizado pela chef nas hortas urbanas.
Na edição de 2023 do The World's 50 Best, o restaurante Manu foi o único brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo a entrar no ranking. A paranaense subiu 11 posições em relação a 2022 e, neste ano, ocupou a posição 35. O Manu também recebeu o título de Restaurante Sustentável nesta edição do Latam 50 Best. No cardápio, Manu valoriza o uso de vegetais e na cozinha os ingredientes vindos de produtores locais. Destaque também para as ações promovidas pelo Instituto Manu Buffara junto às comunidades carentes da capital.
"Sustentabilidade é o coração do que fazemos no Manu", afirma a chef. "O uso integral dos alimentos é uma prática que está profundamente enraizada na nossa filosofia culinária". O restaurante faz uso de um sistema de compostagem que transforma resíduos orgânicos em nutrientes para hortas comunitárias, fechando o ciclo de sustentabilidade. "Priorizamos a aquisição de ingredientes locais e de práticas sustentáveis, alinhados com nossa política de aquisição de fornecedores, que exigem transparência e responsabilidade ambiental de nossos parceiros", detalha.
Entre os 21 restaurantes mais inovadores do mundo estão o chileno Boragó, da capital Santiago , o Fyn, da Cidade do Cabo, na África do Sul, o Haoma, de Bangkok, na Tailândia, o Septime, de Paris, e outros. Confira a lista completa no site do World's 50 Best.
A edição deste ano do Latin America’s 50 Best Restaurants acontece no dia 26 de novembro no Rio de Janeiro pela segunda vez consecutiva. A premiação será realizada no The Roxy.