Bom Gourmet

Chef 5 Estrelas, Luan Honorato deixa o Nomade, do Nomaa Hotel

Bom Gourmet
26/09/2024 00:28
Thumbnail

Luan Honorato, Chef 5 Estrelas no Prêmio Bom Gourmet deste ano, deixa o Nomade, do Nomaa Hotel. Anacreon de Téos

Eleito Chef 5 Estrelas no Prêmio Bom Gourmet 2024, o chef Luan Honorato deixa o comando do Nomade, do Nomaa Hotel, em Curitiba, em busca de novas possibilidades. Luan foi chef do restaurante entre outubro de 2022 a setembro deste ano.
A despedida do Nômade aconteceu no dia 17, com a realização de uma das duas noites de jantar harmonizado com vinhos Cave Geisse, produtora de espumantes do Rio Grande do Sul. Luan deixa o restaurante que chefiou por quatro anos em busca de novos desafios. Conta ter quatro propostas, sem revelar quais, e diz que vai tirar alguns dias para estudá-las.
"São duas em Curitiba, e duas fora. Nada definido, vou fazer uma viagem para entender essas duas de fora da cidade", explica ao Bom Gourmet. O chef conta que já há algum tempo pensava em respirar novos ares. Chegou, então, a hora de ir.
Luan iniciou a jornada culinária na pizzaria da família em Colombo (PR). A partir daí, dedicou-se aos estudos e ao trabalho em restaurantes. Antes do Nomade, passou por restaurantes como Cantina do Délio e Olivença. Ele assumiu a operação do restaurante do Nomaa Hotel em outubro de 2020, auge da pandemia, quando o chef Lênin Palhano, que coordenava o restaurante, saiu para abrir o ObST.
Lenin indicou o então sous chef para seu lugar, a direção do hotel lhe fez uma proposta e ele aceitou. "Ele [Lênin] me ensinou muita coisa", conta. "O Lênin me incentivou a estudar, evoluir, ser um cozinheiro melhor, com uma visão periférica dentro da cozinha. Foi uma peça fundamental na minha carreira, para eu me entender como cozinheiro", assume.

Cinco estrelas duas vezes

Em 2021, Luan Honorato foi indicado na categoria “Para ficar de olho”, do Prêmio Bom Gourmet. Um ano depois, a aposta se concretiza e Luan se tornou destaque entre os 5 melhores da cidade. E na edição de 2024 do Prêmio, foi eleito mais uma vez Chef 5 Estrelas. Afirma que conseguiu imprimir sua assinatura ao menu do Nomade a partir de 2021, quando passou a se sentir mais à vontade para criar e apresentar novas ideias. Ao longo desse período, trocou todo o cardápio da casa algumas vezes. Deixa o restaurante com sete operações, com cardápios de café da manhã, almoço executivo, happy hour, ou o 'botecagem', que iniciou no início deste ano, jantar, o room service 24h para o atendimento dos hóspedes do hotel, o brunch aos domingos e o cardápio de eventos. Coordenou todas essas criações, à exceção do room service, criado por Lênin.
"Sou muito grato por ter tido a oportunidade de trabalhar. A direção do hotel acreditou em mim, me desenvolvi muito nesse tempo. O Nomaa foi fundamental para que eu me tornasse um chef reconhecido", declara.
"A única insegurança do Luan com a saída do Lenin era na criação dos pratos", recorda Carolina Nacli, diretora do Nomaa Hotel. "Mas deixei ele tranquilo para ir no tempo dele e não se preocupar com isso. Tinha certeza que com o tempo iria ganhar mais confiança e iria conseguir, e de fato conseguiu", conta.
Carolina cita as duas conquistas de Luan como Chef 5 Estrelas como momentos de destaque da atuação do profissional à frente do Nomade. Na visão da executiva, as nomeações foram também o reconhecimento do trabalho feito pelo hotel para valorizar chefs de cozinha.
Ela destaca que a saída se deu de forma tranquila, já que era uma vontade das duas partes. "Aqui no Nomaa e no Nomade gostamos de valorizar quem está conosco. Assim como o Luan substituiu Lênin, hoje quem o substitui é o Gui (Guilherme Gomes), nosso subchef, que já vem fazendo um lindo trabalho na cozinha do Nomade", reforça.
VEJA TAMBÉM:

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail