Bom Gourmet
Bares e restaurantes geraram mais de 30 mil empregos em 2024
O setor da alimentação fora do lar gerou mais de 30 mil empregos formais durante o primeiro semestre de 2024, sendo 90% dos contratados pessoas de até 24 anos. Apesar do cenário econômico instável, as contratações no setor devem continuar altas durante o segundo semestre do ano. Essa é a análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
Dos novos empregos gerados, 21 mil foram ocupados por mulheres e 9 mil por homens. Cerca de 8,1 mil dos contratados tem até 17 anos e 19,1 mil tem entre 18 e 24 anos. Mesmo com abertura de novas vagas, o número total de empregos gerados no setor em 2024 deve ser menor que em 2023, quando 102,5 mil novos profissionais foram contratados.
Para o segundo semestre deste ano, Tonin aconselha que empresários planejem contratações com antecedência e tomem escolhas com cuidado. O economista também ressalta a importância de investir no treinamento dos funcionários, em especial quando consumidores podem se tornar mais exigentes devido a restrições financeiras.
“É crucial ficar atualizado sobre novas tecnologias que estão surgindo, que podem solucionar questões relacionadas a escassez de profissionais no setor de alimentação fora do lar”, conclui Tonin.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.