Bom Gourmet
Avenida Iguaçu se torna novo polo gastronômico de Curitiba
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou no dia 19 de dezembro o projeto de lei 16.474/2024, que torna a Avenida Iguaçu o 11° polo gastronômico de Curitiba. Com isso, estabelecimentos da região devem receber incentivos para o desenvolvimento da economia local.
O trecho compreendido pelo Polo Gastronômico Avenida Iguaçu fica entre as ruas Buenos Aires e Dr. Alexandre Gutierrez, no bairro do Água Verde. Durante a votação em primeiro turno, o ex-vereador Alexandre Leprevost (União), autor da lei, defendeu que a região “possui uma grande concentração de restaurantes e bares, sendo um importante polo gastronômico para a cidade”.
A lei tem o objetivo de promover o crescimento econômico da região através de ações que fomentem o livre trânsito de veículos e pedestres; a segurança pública; a harmonia estética; a sinalização de estabelecimentos participantes; a realização apresentações musicais e artísticas, além de festivais e encontros gastronômicos; a melhoria da iluminação e calçadas; e a repressão ao comércio ambulante irregular.
Segundo o Plano Diretor de Curitiba, os polos gastronômicos são aglomerações urbanas localizadas em locais de passagem comercial que promovem a " transformação para a expansão de produtos e serviços de natureza gastronômica".