Bom Gourmet
Líder no setor de proteínas cozidas cria espaço para formação de profissionais do food service em SP
Alfama Lab vai oferecer cursos, palestras e workshops presenciais e online para operadores do setor, com foco B2B2C. Divulgação
A Alfama Foods, produtora de proteínas cozidas, inaugurou em novembro, em São Paulo, a Alfama Lab, primeira estrutura da companhia voltada para a formação e educação do mercado de food service. A estrutura passa a funcionar no Scuola di Eataly, hub de gastronomia e serviços com 38 lojas pelo mundo, na Vila Olímpia, zona sul da capital.
A proposta do espaço é ampliar o braço de educação da Alfama, direcionada à formação e educação de toda a cadeia alimentar, do pecuarista ao operador e dono de restaurante. A companhia, líder brasileira na categoria de proteínas cozidas, com 95% do mercado, entende que há uma carência em suporte e orientação para a manutenção dos negócios de food service, diminuição do desperdício e capacitação de mão de obra. O Brasil é o quinto em alimentação fora do lar. São mais de 1,6 milhão de estabelecimentos ativos e faturamento acima dos R$ 217 milhões.
O Alfama Lab vai oferecer c ursos, palestras e workshops presenciais e online para operadores do setor, com foco B2B2C. Especialistas na área e nos nichos atendidos pela empresa - ou nos que pretende atuar - serão convidados para as aulas e demais ofertas de conteúdo para o público.
“O Alfama Lab vem para acelerar nossa missão de tornar o mercado mais forte e sustentável. Será um movimento estratégico para fomentar um mercado ainda muito carente de conhecimento aplicado e prático no dia a dia”, afirma Douglas Martins, diretor de marketing da Alfama.
Segundo a pesquisa Alimentação Hoje: A Visão dos Operadores de Foodservice, da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), os operadores buscam apoio dos fornecedores, incluindo produtos para aumentar a produtividade e informações sobre desempenho. O levantamento mostra ainda que 73% dos entrevistados desejam informações sobre o comportamento de consumidores e tendências para o negócio, enquanto 72% buscam produtos capazes de gerar ganhos de produtividade.
Em sua análise, enquanto o nível da culinária no país é extremamente alto, o olhar para o business do restaurante carece de necessidades a serem atendidsa. "A ideia é que o restaurante, lanchonete etc. consiga se manter, avançar, abrir novas lojas”, completa.
A Alfama foi criada em 2012 por três sócios como fornecedora de carne de frango cozida e desfiada a um grupo de restaurantes. A produção chegava a 60 toneladas por mês. Em 12 anos, a empresa cresceu mais de 30 vezes em produção e em faturamento.
Hoje, são 22 produtos no portfólio, 85 distribuidores e 25 mil clientes. São duas fábricas no Paraná, em Cascavel, com produção de 70 toneladas por mês, e outra em Laranjeiras do Sul, onde também funciona o abatedouro.
O Alfama Lab fica na Av. Pres.Juscelino Kubitschek, 1489, São Paulo (SP). O Instagram é @alfamafoods.