Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Vai ter jantar aberto no Rosa Thai, oportunidade rara de emocionar o paladar

Um dos belos salões do Rosa Thai, espaço para a comida tailandesa em Curitiba. | Foto: Anacreon de Téos
Há momentos em que a gastronomia emociona. Quando se sente o prazer de saborear uma comida de afago, aquelas que atingem o fundo da alma, como se estivesse carreando muita energia positiva, paz e felicidade.
Foi assim que me senti quando provei, pela primeira vez, um prato da chef Claudia Dotti (juro que, nesses anos todos de gastronomia, não conhecia seu trabalho). Foi quando fui, no fim do ano passado, ao Morretes Chef, evento idealizado por Marcus Andreolli, com a curadoria do chef Celso Freire, que convocou sua seleção de cozinheiros para conquistar o campeonato. E conseguiu, com sobras.
Na ocasião, os chefs desceram a Serra do Mar para oferecer entradas. Cada visitante, cliente, ao chegar a um dos dez restaurantes participantes da ação, era avisado que teria uma entrada dessas de bonificação ao pedir o prato principal de Barreado ou de peixes e camarões, conforme o restaurante.

Conhecia a maioria deles, provei outras entradinhas, mas fiquei curioso com o que poderia representar a cozinha de Claudia Dotti (à essa altura já tinha pesquisado um pouco sobre ela e recebi somente elogios). E o que ela serviu foi arrebatador: Salada thai de camarão, com laranja e banana-da-terra, molho de capim-limão e melado (confira o que escrevi na ocasião)
Quando fui, dias depois, ao espaço dela em Curitiba, senti novamente aquela vibração, aquela energia positiva a mexer com meus sensores, na sequência de pratos que compunham o menu daquela noite.
O Rosa Thai Gastronomia, seu restaurante, fica meio escondido e funciona só de vez em quando de forma aberta. É um local quase secreto, que somente os apreciadores da boa gastronomia conhecem. Fica na Saldanha Marinho, com uma entrada que parece mais para uma garagem e é mesmo ali, uma casa lá no fundo. Belíssima, colorida, com direito a horta, quintal e o que se possa imaginar.
Ali que Claudia Dotti trabalha com eventos fechados, encomendados, sejam familiares ou corporativos. Mas, de vez em quando, faz esse favor aos nossos paladares e decide abrir a casa para jantares especiais, com várias etapas, das entradas à sobremesa.
E é o que vai acontecer nesta próxima sexta-feira (16), num dos raros jantares abertos da temporada. E como agora fiquei sabendo desse que vai acontecer, logo, achei ser meu dever compartilhar a informação com quem me acompanha aqui.
Dê só uma conferida no menu completo:

Entradas
Carpaccio com melancia e queijo de cabra (com limão siciliano, azeite de manjericão asiático da horta e amêndoas laminadas)
Salada thai picante de camarão e crocante de peixe (com hortelã, coentro, cebola roxa e molho de tamarindo
Blini de capim-limão e porco, creme azedo e geleia de abacaxi
Prato principal
Peixe ou mignon bovino ao panaeng curry (panaeng curry à base de amendoim e pasta fresca de curry vermelho, acompanhada de arroz jasmin - pode ter versão vegetariana se comunicado na reserva)
Sobremesa
Pera na cachaça e especiarias asiáticas com sorvete de coco e crumble de castanhas
Quem já foi, sabe disso. Quem ainda não foi terá a oportunidade de sentir toda a intensidade dos temperos e ingredientes tailandeses como não há similar por aqui. Toda a fusão de ingredientes que fazem da comida tailandesa uma das mais saborosas do mundo se encontra ali, em cada prato. E eu, depois de muito tempo, pude dizer que tinha comido, finalmente, um prato que me remetia à sensibilidade dos cozinheiros daquele país – com o toque brasileiro que ela sempre dá às suas criações. Sem par, sem concorrência.
Já é possível prever que sexta-feira haverá novamente um momento feliz.
O valor por pessoa é R$ 280 + taça de serviço. Serviço de rolha a R$ 60.
A presença será garantida somente com reserva antecipada, pelo fone (41) 99995-6171.
Rosa Thai Gastronomia
Rua Saldanha Marinho, 1247 – Centro
Instagram: @rosathaigastronomia