Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Rosa Thai tem jantar aberto no sábado (13). É daqueles de não se perder

O lindo e aconchegante salão externo do Rosa Thai, que no sábado de jantar aberto. | Foto: Anacreon de Téos
É tudo tão saboroso, que não tenho como deixar de divulgar os eventos abertos do Rosa Thai.
Como já expliquei aqui, tempos atrás, o empreendimento comandado pela talentosa chef Claudia Dotti é voltado aos eventos. Naquele belíssimo local da Saldanha Marinho (parece um cantinho do Paraíso), ela e sua equipe promovem grandes momentos sob encomenda, tanto corporativos quanto pessoais, familiares e especiais – como casamentos, realizados na igreja vizinha, São Francisco de Paula, de onde noivos e todo o séquito seguem, após a cerimônia, a pé para o local da festa.

Mas, de vez em quando, para felicidade geral, o Rosa Thai sai da rotina, nos eventos abertos, recebendo o público em geral, somente mediante reserva.
E neste fim de semana tem mais uma etapa, que, pelo que percebi do cardápio, será inesquecível. Marcado para se iniciar às 19h30 do sábado (13), oferece, logo de pronto, opções de uma boa carta de drinques, com criações exclusivas, que já servem de boas-vindas ao belo local. Entre os favoritos, com certeza está o que batiza a casa, o Rosa Thai (cachaça ou saquê, com lichia, pitaya e menta da horta que existe nos fundos).

Curtindo o coquetel inicial, assim que o cliente autoriza o início do serviço, logo chega um trio de snacks. Começando com um Tartar de melancia, com molho thai de tamarindo, finalizado com hortelã, hollandaise de tucupi e crocante de arroz de jasmim. Também fazem parte da entrada o Frango satay (marinado em pasta de curry amarelo e grelhado, servido com molho de amendoim) e o Bolinho de peixe ao curry verde (servido com saladinha picante de pepino).
Para o prato principal, como é prática nesses eventos, são oferecidas duas opções, uma do mar e outra da terra. A primeira é o Arroz cremoso de camarão e coco, com manga, azeite de limão kaffir e servido com farofa de castanha-de-caju). Para os apreciadores de carne, a escolha pode ser a Costela bovina thai (costela desfiada, com demi glace agridoce de capim-limão, servida com purê de mandioca e saladinha fresca da horta). Ainda há a possibilidade de uma terceira versão, a vegana: Arroz cremoso de palmito pupunha e coco – que deve ser solicitada no momento da reserva (aliás, a chef garante que pode adaptar qualquer um dos pratos às restrições dos clientes, desde que avisada com antecedência).

De sobremesa, Trio de doces brasileiros, a saber: Brigadeiro de capim-limão, Doce de abóbora e Quadradinho de chocolate com castanhas.
O valor do jantar, com todas as etapas, foi estipulado em R$ 280 + 10% e as reservas já estão abertas pelo telefone (41) 99995-6171. Há uma boa carta de vinhos, mas, para quem quiser levar sua própria garrafa, a taxa do serviço de rolha é de R$ 60.
Como é possível perceber, pela descrição dos pratos, o Rosa Thai é um restaurante (pode-se dizer assim, nos dias de eventos abertos) voltado basicamente para a cozinha tailandesa e suas tantas riquezas de sabor. Mas Claudia Dotti não deixa de imprimir um toque brasileiro aqui e ali, como, no caso dessa vez, na proposta da sobremesa.
O resultado é uma explosão de sabores a mexer com o paladar, como não há em qualquer outra experiência que pretenda se assemelhar ao que ela faz. Vale muito a pena aproveitar essas brechas esporádicas abertas ao público. Quem conhece aprova e sempre volta.

Rosa Thai Gastronomia
Rua Saldanha Marinho, 1247 – Centro
Instagram: @rosathaigastronomia