Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Punk Cuisine lança novo menu. Agora com Key Kurihara na cozinha
Rabanete branco com creme de cenoura e folha de figo (Foto: Munir Bucair)
Gosto da Punk Cuisine desde sempre. Lembro-me bem do primeiro contato, quando fui conhecer a casa, ainda em início de funcionamento. Fiquei fascinado pelo que comi, bebi e vivi naqueles bons momentos de troca de cumplicidade com o pessoal da cozinha e do sushi bar (fiz o registro aqui).
Com uma orientação de linha do chef Igor Marquesini, tinha à frente o chef Giovani Vivan, que permaneceu até ir à Europa, para uma passagem por Portugal. Retornou de lá, ficou mais uns tempos e daí saiu novamente, assumir um trabalho em São Paulo.
Desde o início do ano, quem está à frente da cozinha do restaurante é o chef Key Kurihara e descobri isso meio por acaso. Foi numa noite, no Duq, quando a esposa dele, Vitória Kurihara (bartender e mixologista campeã) me contou e logo despertou minha curiosidade.
Afinal, tratava-se de um chef que eu admiro já há um bom tempo. Desde que provei um Spaghetti alla carbonara no Vino! Batel, até então o melhor que havia provado em Curitiba (escrevi isso, em 2020). Quem fez? – perguntei. Key Kurihara – responderam. E aí soube que ele vinha mexendo em todo o menu da casa e criado algumas preciosidades que contribuíram – e muito – para o crescimento da casa também na área gastronômica, porque nos vinhos já havia se consolidado.
Key ainda passou pelo Terra Madre e pelo C La Vie, ambos ainda do Grupo Vino!, até ser convidado para integrar-se à brigada de criatividade do Punk Cuisine. Quando Vitória me contou, entre imediatamente em contato com ele, perguntei como estava o início da nova experiência e ouvi uma resposta que me entusiasmou pelo que aguardava o futuro: “Ta maravilhosa, eu acho que não tem um restaurante em Curitiba q eu me identifique mais que o Punk. Parece q eu encontrei o meu lugar em Curitiba kkk...” – literalmente copiado e colado do WhasApp.
Os sabores diferenciados
O resultado disso tudo já poderá ser sentido a partir da próxima segunda-feira (11), quando o menu autoral de Key Kurihara começar a ser servido aos clientes da casa. Ele explora ingredientes menos conhecidos, trazendo-os para o centro do palco, enquanto a apresentação dos pratos ganha vida com experimentações geométricas. Não provei nada ainda (devo ir lá na terça, provavelmente), mas, pelo material que recebi do restaurante, um exemplo dessa postura do chef é o Magret de Pato e os 5 sabores, que incorpora os cinco sabores em uma harmonia de degustação.
E tem mais, claro, como Dim Sum recheado com pato, five spices e capim-limão, acompanhado de consomê de tomate fermentado e o Kaarage de frango empanado em massa de tempurá, com molho apimentado e agridoce de gochujang com dark soy sauce e açúcar mascavo. Além disso, outras adições incluem o Katsu sando, aquela espécie de sanduíche vertical, feito com costela suína com togarashi e raspa de laranja, gergelim tostado e ciboulette e ainda, de sobremesa, a Cheesecake basca cremosa, com calda de blend de pimentas sichuan, gochujang e chocolate.
Tem mais ainda, como Sashimi com ponzu branco, Rabanete branco com creme de cenoura e folha de figo, Creme de couve-rábano, véu de cogumelo e creme de mostarda e só apresento mais um, o Peixe na brasa com curry, que chega na cozinha do Punk repaginado, incluindo um pão de tutano tostado em chama viva, peixe branco grelhado, salada de brotos e um molho curry aromático à base de leite de coco, especiarias e redução de tangerina.
Já deu pra sentir a potência que vai ser, não é? Assim que provar o resultado dessa feliz união entre a Punk Cuisine e o chef Key Kurihara vou estar novamente por aqui, contando o resultado do que provei.
O restaurante funciona de segunda a quarta, das 19h às 23h. De quinta a sábado, das 19h à meia noite. Fecha aos domingos.
Punk Cuisine
Rua Dr. Brasílio Vicente de Castro, 111 - loja 05 - Campo Comprido
Fone: (41) 99122-9241
Instagram: @punk.cuisine
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br