Anacreon de Téos

Panela do Anacreon

Primeiro aniversário do Le Mir tem jantar harmonizado com vinhos libaneses

07/04/2025 16:10
Thumbnail

Os vinhos libaneses da vinícola Ishtar, que serão servidos no jantar de aniversário do restaurante Le Mir. | Foto: Arthur Daloski

De uns tempos para cá houve uma abertura considerável de espaço para os vinhos produzidos fora do que se entende como grande eixo internacional (França, Itália, Espanha e Portugal), para ficar apenas entre os europeus.
Os importadores voltaram suas atenções para o Leste Europeu e começaram a surgir, nas adegas, nos restaurantes e nas lojas especializadas, exemplares da Eslovênia, da Croácia, da Grécia, Romênia, Georgia, Albânia e o que se possa imaginar. E não seria de se estranhar, pois estão, em sua maioria, os vinhedos situados nos mesmos paralelos da Itália e do Sul dos demais países produtores.
Também encontraram mais espaço os vinhos libaneses. A princípio, nos restaurantes especializados, mas aí, também nos supermercados, diretamente ao consumidor final. Até que se descobriu (pelo menos por aqui) estarem por lá os primeiros produtores de vinho de que se tem conhecimento. Com relatos em publicações bíblicas e históricas.
Babaganoush estilizada do Le Mir, uma das entradas do jantar de aniversário. | Foto: Leo Antunes
Babaganoush estilizada do Le Mir, uma das entradas do jantar de aniversário. | Foto: Leo Antunes
Já tive a oportunidade de provar, algumas vezes, vinhos libaneses. Todos eles produzidos no Vale de Bekaa, região de maior tradição vinícola por lá, com registro de vinhedos desde 6.000 anos passados. O clima mediterrâneo e a altitude elevada proporcionam as condições ideais para o cultivo de uvas de alta qualidade. Tanto é que provei e degustei bons vinhos brancos (elegantes) e tintos (encorpados) produzidos por lá.
Agora chegou a chance de provar vinhos de outra parte do Líbano, do Norte desta vez. Será nesta quarta-feira (09) em evento comemorativo ao primeiro ano do restaurante árabe Le Mir, em Curitiba. Acontecerá um jantar, que harmoniza vinhos da vinícola libanesa Ishtar, com menu especial, contendo alguns dos grandes destaques da cozinha da casa.
Destaque do norte do Líbano, a Ishtar é a primeira produtora de vinhos da região de Koura, já conhecida pela produção de azeite de oliva. Os vinhos são feitos de uvas provenientes de diferentes vinhas e altitudes plantadas, principalmente em Dar Baachtar.
A vinícola produz vinhos tintos, rosés e brancos. Também produz o Arak, a bebida alcoólica tradicional libanesa, extraída das uvas. E, como o distrito de Koura é particularmente conhecido por seu cultivo de azeitonas e produção de azeite, a vinícola Ishtar também produz azeite de oliva extra virgem de alta qualidade.
Cinco dos mais representativos vinhos da Ishtar estarão presentes no evento do Le Mir, harmonizando com os pratos selecionados pela chef da casa, Giselle Carmona. O menu trará entrada, composta por cinco pratos, mais dois principais e uma sobremesa e os vinhos serão apresentados, um a um, pela sommelière da vinícola, Rita Reggiani.
Aliás, a chef fez questão de dividir o cardápio em menu tradicional e menu vegetariano, para os que optarem por essa escolha.
De entrada, no menu tradicional, haverá: Quibe cru, Pasta da chef (à base de pimentão), Coalhada Le Mir, Roll de berinjela e Babaganoush – que também é feito de berinjela.
Entradas do menu vegetariano: Tabule, Homus, Coalhada Le Mir, Roll de berinjela e Babaganoush.
Para harmonização, dois vinhos brancos: Ishtar Obeidy e Ishtar Merwah. O Obeidy é um vinho branco refinado, elaborado a partir da ancestral uva Obeidy, nativa do Líbano e colhida em vinhedos centenários. Revela a pura expressão do terroir libanês, oferecendo fragrâncias de frutas cítricas, notas de banana e sutis toques de amêndoa.
A Merwah é uma antiga uva libanesa, que crescia em pequenos terraços, entre oliveiras e figueiras em Koura. Infelizmente, muitos vinhedos de Merwah desapareceram, o que a tornou uma raridade e razão para não ser tão conhecida como a outra.
Mansif de cordeiro, o segundo prato principal do evento do Le Mir. | Foto: Leo Antunes
Mansif de cordeiro, o segundo prato principal do evento do Le Mir. | Foto: Leo Antunes
O primeiro dos pratos principais será o Fatteh de kebab. O fatteh é um prato comum no Egito e na área do Levante (costa oriental do Mediterrâneo), que apresenta pão árabe crocante misturado com carne desfiada, coalhada, tahine, grão-de-bico, alho e lascas de amêndoas. Na versão vegetariana, leva berinjela em vez de carne.
Para a harmonização, vinho tinto Domus 2020. Criado para encontrar o equilíbrio ideal entre frutas exuberantes, taninos suaves e um final persistente, apresenta uma evolução refinada na garrafa. Nasceu a partir da composição de uvas mais conhecidas, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Sangiovese.
O segundo prato principal será um Mansif de cordeiro, que traz arroz com carne de cordeiro desfiada, temperada com especiarias, servido com amêndoas tostadas, coalhada fresca e hortelã. Considerado prato nacional da Jordânia, também pode ser chamado de Mansaf e é encontrado no Kuwait, Arábia Saudita e Síria. Na versão vegetariana, legumes da estação entram em cena.
Harmonização: vinho tinto Aurum 2020. Apresentado como uma ousada aposta da vinícola, combina três uvas de extrema elegância: Cabernet Sauvignon, Syrah e Petit Verdot. Passou por 12 meses em barricas de carvalho francês, acentuando sabores e aromas.
De sobremesa, Pera confitada, com calda de água de rosas, nozes e gorgonzola – sem o queijo para o menu alternativo. Para escoltar o doce, será servido o vinho rosé Rosea. Trata-se de um vinho equilibrado, frutado e floral, mas com sabores marcantes. Elaborado com uvas Grenache, Carignan, Cinsault e Cabernet Sauvignon.
Vai ser uma experiência interessante e, talvez por isso, a procura por reservas está sendo muito boa. Como as vagas são limitadas, a sugestão é de reservar com antecedência.
O preço por pessoa é de R$ 180 (mais 10%), com cashback de R$ 30, revertidos para compra de vinhos ao término do evento. Mesmo valor para o menu vegetariano.
O Restaurante Le Mir funciona no Bigorrilho e comemora seu primeiro aniversário. | Foto: Cauby Ross
O Restaurante Le Mir funciona no Bigorrilho e comemora seu primeiro aniversário. | Foto: Cauby Ross
Le Mir Comida Árabe
Alameda Presidente Taunay, 533 – Bigorrilho
Reservas: (41) 99279-7561
Instagram: @lemircuritiba