Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Pense Sushi. É delivery só de salmão, mas com alta classe e sabores diferenciados
O capricho nas embalagens e no acabamento dos sushis do Pense. E tudo com material biodegradável. | Foto: Anacreon de Téos
Quando Fernando Wei Man Siu me contou estar abrindo um delivery, eu logo pensei: “ué, mas ele já tem”. Fernando é o chef consultor do Inori Sushi Experience, que fica no Ahú, apresentando uma comida japonesa de qualidade, com disponibilidade também para o delivery (já escrevi duas vezes sobre o Inori, quando abriu e quando anunciou uma renovação no menu).
Mas daí ele me disse que a proposta seria um tanto diferente. O novo empreendimento se chama Pense Sushi e fica até próximo do Inori. Mas só trabalha com delivery e take away, embora esteja num imóvel de decoração bem agradável, para permitir deixar à vontade os clientes que lá aparecem para apanhar suas encomendas.
E a diferença básica entre as duas casas é o menu. Já é sabido que o público consumidor de delivery tem algumas preferências que não se encaixam no cardápio de um restaurante japonês de padrão mais alto. Não há pedidos de peixes brancos, polvos, lulas, enguias, atuns, ouriços... nada disso. O que esse pessoal aprecia mesmo é salmão.
Tanto que já tive a oportunidade de relatar aqui o caso de uma outra casa de delivery, que, durante a pandemia cresceu muito justamente em cima do menu de salmão. Quando conheci, tinha peixe branco e atum no menu... mas quando pedi não havia mais. “Estraga fácil, fica na geladeira e ninguém pede” – foi o que me disseram na ocasião (hoje eles têm o restaurante presencial Tar, no Batel)
O Pense Sushi partiu exatamente para essa linha de delivery de peixe único. Mas, com muitos degraus acima. Fernando e o sushiman Fábio Lopes (veio do Inori) criaram um menu de alta qualidade, diversificando os sabores e as apresentações dos sushis e suas variações com salmão.
O Tartar de salmão, por exemplo, uma das entradas, é temperado com tobiko (ovas de peixe voador), maionese e óleo de gergelim e finalizado com massago (ovas de capelin) e cebolinha. Já o Salmão crispy tem as lâminas de salmão intercaladas em crispy de harumaki, ao molho de ostra. Tem entrada quente: Bolinho de salmão, que é empanado na farinha crocante.
Quando digo que não é o básico de despacho, só de sashimis são cinco variações, desde o mais simples, o básico, sem nada, até a parte mais nobre do peixe, a barriga, no Sashimi de Torô, que é finalizado com ovas black de massago, azeite trufado e raspas de limão siciliano. A barriga também está presente numa das versões de carpaccio, em preparação semelhante.
O Joy, que é sempre um dos favoritos dos clientes apreciadores de salmão, chega em oito preparos distintos, em combinações que vão desde camarões e vieiras, batata-doce, gema de ovo de codorna e (pimenta) togarashi, até algumas mais populares, como as que contêm cream cheese.
De Nigiris são outros oito, dentre eles, os Nigiri brie honey (arroz coberto por salmão maçaricado, queijo brie e mel), o Nigiri spicy (arroz coberto por salmão maçaricado, pimenta sriracha, cebolinha e togarashi) e o Nigiri Orange (arroz coberto por salmão maçaricado, redução e raspas de laranja). E alguns outros, com variações de azeite ou salsa trufados, que já foram sensação, mas ainda hoje têm público – o que não tem sido mais meu caso.
E tem mais, bem mais. Os maki rolls, por exemplo. São aqueles sushis enroladinhos, com a alga por dentro ou por fora. Aqui achei um que parecia não ser de salmão... mas sim de camarão, que todos também apreciam. É um Uramaki camarão (enrolado de camarão rosa grande e cream cheese, envolto por salmão, massago, cebolinha e gergelim – sim, apareceu o salmão aqui também). Mas são vários, onze no total.
Ainda aparecem dois hot, seis temakis (até um sem arroz) e três tipos de poke, aquele preparo de origem havaiana, que vem num pote, com o arroz por baixo e algumas variações de peixe (aqui, claro, salmão), vegetais e molhos por cima.
Para aqueles que apreciam os combinados, existem vários, de oito a 40 peças, para atender todos os gostos e algumas versões de sobremesa.
E, com todo carinho que Fernando Wei Man Siu tem pelas criações que apresenta, não poderiam faltar os especiais, sushis diferenciados, mas que mantêm a fidelidade à proposta de ter no salmão sempre o protagonista. O Ebi furai tem o camarão envolto por salmão e cream cheese, empanado e finalizado com tarê e raspa de limão. Já o Ebi shake tem o camarão crocante envolto por salmão e finalizado com sweet chilli. O Salmão crunch traz cream cheese envolto por salmão maçaricado, finalizado com tarê e crispy de batata-doce, enquanto há outros dois que apresentam a inclusão de vegetais de sabores marcantes: o Salmão aspargo com ovas é composto de aspargo, envolto por salmão e ovas de massago e o Salmão rúcula e tomate seco traz os vegetais envoltos por salmão e finalizado com flor de sal.
Pense Sushi é um nome bem sugestivo. “Que será que peço no delivery”? Pense Sushi, foi o que o chef consultor entendeu ser interessante, mas propondo também pensar na proposta de sustentabilidade que eles passam, com embalagens todas biodegradáveis, que se encaixam neste momento de preocupação do mundo com os entulhos e suas consequências.
Os pedidos podem ser feitos pela plataforma do iFood (clique aqui), mas também pelo site do próprio Pense Sushi, aqui.
Para take away é possível pedir diretamente no balcão do Pense Sushi ou pelo WhatsApp.
Pense Sushi
Rua Rocha Pombo, 933 – Juvevê
Fone/WhatsApp: (41) 99899-4394
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br