Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Fim de semana com Chefs in the House no Emy traz chileno e argentino

Chef Felix Sanchez, com Kazuo Harada e Lucas Amaral, em sua visita anterior do Emy. | Foto: Anacreon de Téos
Quando esteve em Curitiba em 2023, para dividir o balcão e a cozinha do Emy com os chefs da casa, Kazuo Harada e Lucas Amaral, o chef chileno Felix Sanchez contribuiu para momentos memoráveis, de paladar e de carisma.
Pois ele está de volta e, neste fim de semana (sábado e domingo), compõe novamente a brigada que cria e apresenta os sabores de mais uma edição do “Chefs in the House”, em versão especial, internacional. A jornada anterior foi, coincidentemente, nos dias 19 e 20 de setembro daquele ano e esta coincidência com as datas de agora consta ter sido meramente ocasião, embora possa ter sido movida por algum carma e muito significado.
“Chefs in the House” é uma proposta que transforma a cozinha do Emy em palco para grandes nomes da gastronomia nacional e internacional. A cada edição, chefs convidados assumem o comando da casa, não apenas para cozinhar, mas para compartilhar suas histórias, vivências e visões de mundo por meio da arte culinária.
O projeto propõe uma experiência exclusiva, pensada para quem busca vivenciar a gastronomia contemporânea de forma profunda e inesperada. Em um ambiente intimista e elegante, os convidados são conduzidos por uma jornada de sabores, texturas e emoções, criada por talentos que sabem transformar técnica e tradição em algo absolutamente novo.
Félix Sánchez construiu sua carreira em cozinhas prestigiadas, como o NoSo (Hotel W, Santiago) e o L’Étoile (Sheraton Grand Rio). Com forte influência das gastronomias francesa e latino-americana, sua linha é marcada por sofisticação, personalidade e profundo domínio técnico. Com passagens por casas estreladas e presença frequente em publicações gastronômicas, Félix traduz sua trajetória em pratos que equilibram emoção, rigor e criatividade.
Só que desta vez ele não virá sozinho. Terá também um chef argentino na parada. Fábio Mendoza, nascido na Argentina, mas radicado no Brasil, é um especialista em culinária japonesa tradicional e contemporânea. Com ampla experiência em casas, como Shiso (Grand Hyatt) e San (Leblon), e atualmente à frente do Sushi 11, em Búzios, Mendoza alia precisão, estética e respeito à cultura japonesa em sua forma mais autêntica. Suas criações valorizam o essencial: ingredientes frescos, técnica refinada e sensibilidade.
Os menus
Para esta edição do “Chefs in the House”, os chefs convidados irão elaborar um menu exclusivo, para o almoço, será oferecido um menu executivo (composto por entrada, prato principal e sobremesa). Cuidadosamente elaborado para refletir a essência de cada chef, para o almoço as reservas serão por R$ 129.
Já no jantar, os convidados poderão desfrutar de um menu degustação em sete tempos, concebido exclusivamente para esta ocasião. Em duplas, Harada e Amaral revezarão nos pratos apresentados com Sanchez e Mendoza, a começar pelos snacks, que serão dois: Ostra fresca, nabo ralado com pimenta e molho ponzu e Snack de nori crocante, bluefin e caviar espanhol.
As entradas também serão duas, a começar por Vieiras canadenses, geleia de umeboshi, ovas de mujol, flor de sal, raspa de siciliano (umeboshi são ameixas em conserva japonesas, salgadas e ácidas). Na outra entrada, Carapau, momiji oroshi, molho de framboesa, crocante de arroz, azeite defumado e ovas de salmão maturadas com saquê (momiji oroshi é uma espécie de pasta de rabanete apimentada).

O primeiro dos pratos principais será um Arroz cremoso de camarão e ouriço, uma verdadeira iguaria, apresentando dois delicados sabores na busca de um terceiro, dos mais atraentes. A seguir, o prato de carne, o Yakiniku de cordeiro, molho de pimenta e humita, uma curiosa fusão de sabores asiáticos e chilenos. Yakiniku é como se fosse o churrasco oriental, enquanto humita é uma tradicional massa de milho fresco moído e cozida no vapor ou fervida.
Para fechar a noite, a sobremesa será Floral cremoso, iogurte e chocolate branco, lichia, marshmallow de abacaxi e sorbet de abacaxi com gengibre.
O jantar inédito, a oito mãos, terá o valor de R$ 450, numa jornada sensorial que propõe unir criatividade, técnica e identidade em cada prato.
“Chefs in the House” é uma liberdade criativa, a partir da colaboração entre grandes talentos, resultando na gastronomia como arte. Um momento raro, sofisticado e inesquecível, como toda experiência deve ser.
Emy by Kazuo
Pátio Batel, Piso L1
Avenida do Batel, 1868 – Batel
Instagram: @emyrestaurant
Reservas: (41) 99149-6447