Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Banquete com seis chefs é a novidade do Festival Tutano que se aproxima

Rubens Catarina, Wellington Almeida e Luana Sabino, três das atrações na cozinha do Banquete. | Montagem fotos: Divulgação
Que o Festival Tutano é um dos principais esteios da gastronomia paranaense, ninguém tem dúvida. Desde os primeiros tempos, ainda Fórum Tutano, discutiu pontos pendentes e outros de prospecção desses caminhos da alimentação. E sempre com convidados ilustres, não apenas locais, mas de todos os recantos do país.
O evento acontece no fim da próxima semana (27 e 28 de setembro), mesclando Festival Tutano (27 e 28/09 – sábado e domingo) Feira gastronômica, com expositores locais e marcas nacionais; Aulas-show, com mais de 25 chefs renomados; Degustações, experiências sensoriais e ativações culturais; Espaços temáticos, como Curitidoce, Cafés Especiais, Chocolates Bean to Bar, Coquetelaria, Tour de Boteco, Litoral do Paraná, Pães Artesanais e mais, além de apresentações musicais e atividades para todas as idades.
Mas agora, nessa nova edição que se aproxima, ganha uma grande atração inédita, o Banquete Tutano. E não é qualquer banquete, é “O Banquete”, e vai acontecer na noite de domingo (28), a partir das 20h, como sendo um fecho de alto estilo e sabor do Festival.
O jantar, em seis tempos, será realizado no restaurante Uma Ova, o braço de frutos do mar do complexo Madá/Sbagliato – entenda-se Beto Madalosso -, e reunirá seis chefs de grande conceito nacional em uma noite inédita com ingressos limitados.
Quem são eles? Três chefs de Curitiba serão, digamos, os anfitriões da experiência, mas também vão pôr as mãos nas panelas: Claudia Krauspenhar e Giovani Vivan, representando duas gerações de cozinheiros daqui, mais Wellington Almeida, que dá para definir como o alter ego do Beto Madalosso. Sim, porque ele está sempre por trás de tudo o que o irrequieto chef proporciona ao paladar curitibano. Dos restaurantes mais austeros e clássicos até os bares personalizados. Eles se completam.
Pelo que se sabe e pelas informações que chegaram, o Banquete Tutano se propõe a criar uma narrativa conjunta, que funciona como uma conversa à mesa. O menu, desenvolvido em fluxo contínuo, no qual cada chef será responsável por um preparo que dará continuidade ao trabalho do anterior, será revelado apenas no momento do evento. Jantar secreto, praticamente isso.
Com a turma local e com as estrelas nacionais, de muito peso e que certamente proporcionarão prazeres ainda não imagináveis por aqui. E os outros três? Comporão, então, a equipe, Luana Sabino, do Metzi, de São Paulo, restaurante de proposta mexicana, que figura na lista dos Latin America’s 50 Best Restaurants 2024 e no Guia Michelin, e de Rubens Catarina, que comandou o Grupo D.O.M por uma década. Outro nome de peso é Danilo Parah, chef responsável por duas casas recomendadas pelo Guia Michelin, Rudä e Mäska – além do Roxy Dinner Show -, todos no Rio de Janeiro.

O jantar pode ser secreto, mas com essa reunião de tantos nomes ilustres, certamente será um show. E, para garantir presença, a reserva antecipava vai acontecer...
Banquete Tutano
Uma Ova
Rua Saldanha Marinho, 1230 - Centro
Formato: 6 tempos (3 entradas, 2 principais, 1 sobremesa)
Ingressos: R$ 490 (sem bebidas) | R$ 660 (com harmonização de vinhos, cervejas e coquetéis, taça a taça)