Dani Machado
Mesa Afora
Vai ao Rio? Conheça o Tiara, do Masterchef e Iron Chef Rafa Gomes
Uma das melhores novidades na gastronomia brasileira nos últimos tempos abriu no fim de 2022 no Rio de Janeiro. É o Tiara, do Masterchef e Iron Chef Rafa Gomes. Eu estive pelas terras cariocas em março e pude provar alguns pratos do cardápio do restaurante, localizado no Rio Design Leblon. Recomendo!
Se você não conhece o Rafa, vou te passar um breve currículo desse chef famoso. Para comecar, ele é conhecido por programas como MasterChef Profissionais, onde foi campeão em 2018, e Iron Chef Brasil, destaque absoluto em 2022. Formado em gastronomia pelo Institute of Culinary Education, em Nova York, ele trabalhou em restaurantes renomados como Eleven e Gramercy Tavern.
Na trajetória de 16 anos no exterior, ele também adiciona ao currículo o cargo de chef executivo do Grand Coeur Paris, ao lado de Mauro Colagreco. E foi fora do Brasil que, em 2018, o Rafa abriu seu primeiro restaurante, o Itacoá. Levou a casa para o Rio de Janeiro no ano seguinte.
Eu sempre fui fã dele. Admiro sua habilidade em empregar técnicas clássicas a ingredientes locais e frescos e transformar alimentos simples em pratos extremamente delicados.
Sobre o Tiara, começo por uma curiosidade. O nome do segundo restaurante do Rafa soma-se ao do primeiro (Itacoá + Tiara) formando Itacoátiara, bairro em Niterói onde o chef cresceu. Genial!
No momento, a casa está trabalhando com menu enxuto e cuidadosamente elaborado. Mas a ideia é que em breve passe a servir menu degustação. Por lá, o ingrediente carro-chefe é o pato, apresentado em diferentes sugestões. A mais famosa delas é o pato laqueado no mel e especiarias. A gastronomia do Tiara também privilegia frutos do mar em leves versões de inspiração mediterrânea.
E o que eu provei na minha visita? Comecei por um carpaccio de vieira, que foi lindamente servido com blinis, creme azedo e finalizando com gaspacho de berries. Depois, para incluir o pato à refeição, meu pedido foi patê de foie servido numa apresentação autoral e criativa com porto branco e uvas.
Para o prato principal, eu provei uma novidade ainda fora do cardápio: nhoque com creme de grana padano finalizado com trufas brasileiras, aquelas descobertas em 2016 no Rio Grande do Sul. E a sobremesa para finalizar foi leve, porém com muitas texturas e sabores: sagu de tapioca, maracujá e coco.
Além do cardápio à la carte, disponível no almoço e no jantar, o Tiara oferece menu executivo no almoço de segunda a sexta-feira. Neste serviço, o chef apresenta sugestões exclusivas para o horário e o cliente pode optar por incluir a sobremesa ou não.
Anotou a dica? Vale muito.