A Xepa, com André Bezerra e convidados
Vozes
A Xepa recebe a gestora de Indicações Geográficas do Sebrae-PR, Mabel Guimarães
Mabel Guimarães, gestora de Indicações Geográficas do Sebrae-PR, conversa com André Bezerra e Ozeias de Oliveira. Reprodução/YouTube
O 11º episódio do podcast e videocast A Xepa recebe Mabel Guimarães, gestora estadual de Indicações Geográficas do Sebrae Paraná. No papo, ela explica o que são as IGs, e como se dá identificação dos produtos que podem receber a indicação.
"No Brasil, temos a IG (Indicação Geográfica), e pendurada nela está a Denominação de Origem Controlada e a Indicação de Procedência", explica Mabel. "A indicação de Procedência no Brasil é quando [um item ou produto] dá fama àquela localidade. Você lembra do lugar e lembra também do produto. Se falamos de Antonina, você vai lembrar das balas de banana", esmiúça.
"Quando a gente fala de Denominação de Origem Controlada, a gente vai falar de um lugar que apenas ali pode ser produzido um produto, que não dá pra fazer em outra região", informa. No Paraná, o Mel de Abelha de Ortigueira, no Paraná, conta com a denominação.
Apresentado por André Bezerra e Oseias de Oliveira, o podcast A Xepa é uma realização da Gold Food Service, distribuidora especializada no atendimento a estabelecimentos do setor gastronômico.
Assista na íntegra a conversa com a gestora de Indicações Geográficas do Sebrae-PR, Mabel Guimarães: